Motivos que levam os alunos a cursar graduação em administração: uma análise comparativa entre instituições públicas e privadas do estado da Paraíba (PB)

Autores

  • Walmir Rufino da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Márcio André Veras Machado Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os motivos que levam os alunos de instituições universitárias públicas e privadas do Estado da Paraíba (PB) a cursar graduação em Administração. Realizou-se uma pesquisa com 619 estudantes, oriundos de instituições de Ensino Superior públicas e privadas, escolhidos de forma aleatória. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário fechado, contendo 53 questões. Para análise dos dados, utilizou-se o programa SPSS, por meio do qual foram realizadas distribuições de freqüências e os testes não-paramétricos de Mann-Whitney e Qui-quadrado de Pearson. A principal razão que levou os alunos a cursarem Administração foi a obtenção de uma formação para o desempenho de uma profissão futura. As fontes de informação mais importantes utilizadas para a escolha do curso foram as revistas e os livros sobre Administração. Os itens mais importantes para a escolha do curso de Administração foram interesse pela área, desenvolvimento profissional satisfatório, posição profissional segura e obtenção de uma formação generalista. PALAVRAS-CHAVE Escolha de curso; Formação profissional; Administração; testes não paramétricos de Mann-Whitney; Qui-quadrado de Pearson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walmir Rufino da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Rouen (França). Chefe do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Márcio André Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação