Influência da cultura, dos valores humanos e do significado do produto na predição de consumo: síntese de dois estudos multiculturais na Austrália e no Brasil

Autores

  • Cláudio V. Torres Universidade de Brasília
  • Michael W. Allen Universidade de Sydney

Palavras-chave:

Consumer behavior, Consumer choice, Human values, Product meaning, Product judgment.

Resumo

A predição da opção de compra por um produto ou serviço é um desafio que faz do comportamento do consumidor um campo de estudos que requer aprofundamento contínuo das pesquisas na área. Analisar os efeitos de elementos da cultura e dos valores humanos no comportamento de consumo significa explorar as variáveis mais subjetivas de uma pessoa. Nesse sentido, o presente artigo descreve dois estudos comparativos realizados na Austrália e no Brasil, a fim de determinar se características culturais têm correlação com o comportamento do consumidor. Os resultados revelaram que há um efeito de país em termos culturais. Entre os australianos predomina o padrão cultural individualista, que se correlaciona com um julgamento passo a passo, com maior importância para os atributos tangíveis de um produto ou serviço. Por sua vez, entre os brasileiros prevalece o padrão cultural coletivista, que se correlaciona com um julgamento afetivo e um significado simbólico para com um produto ou serviço. Esse tipo de pesquisa propiciou informações relevantes para o avanço dos estudos sobre o comportamento do consumidor e para uma maior efetividade das estratégias mercadológicas das organizações, tanto para atuação local como global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio V. Torres, Universidade de Brasília

PhD pela California School of Professional Psychology – Estados Unidos. Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

Michael W. Allen, Universidade de Sydney

PhD pelo Departamento de Psicologia da Universidade Victoria de Wellington – Nova Zelândia. Senior Lecturer of Economics and Business da Universidade de Sydney.

Downloads

Publicado

2009-07-23