Influência da cultura, dos valores humanos e do significado do produto na predição de consumo: síntese de dois estudos multiculturais na Austrália e no Brasil

Autores/as

  • Cláudio V. Torres Universidade de Brasília
  • Michael W. Allen Universidade de Sydney

Palabras clave:

Consumer behavior, Consumer choice, Human values, Product meaning, Product judgment.

Resumen

A predição da opção de compra por um produto ou serviço é um desafio que faz do comportamento do consumidor um campo de estudos que requer aprofundamento contínuo das pesquisas na área. Analisar os efeitos de elementos da cultura e dos valores humanos no comportamento de consumo significa explorar as variáveis mais subjetivas de uma pessoa. Nesse sentido, o presente artigo descreve dois estudos comparativos realizados na Austrália e no Brasil, a fim de determinar se características culturais têm correlação com o comportamento do consumidor. Os resultados revelaram que há um efeito de país em termos culturais. Entre os australianos predomina o padrão cultural individualista, que se correlaciona com um julgamento passo a passo, com maior importância para os atributos tangíveis de um produto ou serviço. Por sua vez, entre os brasileiros prevalece o padrão cultural coletivista, que se correlaciona com um julgamento afetivo e um significado simbólico para com um produto ou serviço. Esse tipo de pesquisa propiciou informações relevantes para o avanço dos estudos sobre o comportamento do consumidor e para uma maior efetividade das estratégias mercadológicas das organizações, tanto para atuação local como global.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudio V. Torres, Universidade de Brasília

PhD pela California School of Professional Psychology – Estados Unidos. Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

Michael W. Allen, Universidade de Sydney

PhD pelo Departamento de Psicologia da Universidade Victoria de Wellington – Nova Zelândia. Senior Lecturer of Economics and Business da Universidade de Sydney.

Publicado

2009-07-23