Estratégia e vantagem competitiva: um estudo do setor petroquímico brasileiro

Autores/as

  • Claudio A. de Moraes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moises Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

Este trabalho tem como objetivo avaliar a validade da tipologia de Porter aplicada ao setor de resinas de polietileno. Além desse, identificar também o perfil das principais estratégias genéricas realizadas pelo setor, verificar a existência de estratégias híbridas e seus grupos estratégicos predominantes no setor. Foram pesquisados 26 métodos competitivos, a partir de uma escala Likert de importância de cinco pontos, gerando 112 observações. A partir das análises fatorial e discriminante, foram extraídos seis fatores ou dimensões estratégicas e definidos quatro grupos estratégicos. Os resultados indicaram a presença de todas as estratégias genéricas puras de Porter, além de duas estratégias híbridas. O primeiro fator extraído, mais importante e que significa uma estratégia híbrida com alvo amplo e ênfase no produto, representou 30% da variância total.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia competitiva; Estratégias genéricas; Vantagem competitiva; Grupos estratégicos.

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Biografía del autor/a

Claudio A. de Moraes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie – Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas.

Moises Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas.

Publicado

2008-07-22

Número

Sección

Apresentação