Cooperación en APL de Santa Rita do Sapucaí

Autores/as

  • Ana Rosa de Sousa Faculdade Presbiteriana Gammon FaGammon
  • Mozar José de Brito UFLA
  • Paulo José da Silva
  • Uajará Pessoa Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Palabras clave:

Cooperación. Confianza. APL. Gobernanza. Santa Rita do Sapucaí.

Resumen

En este artículo presentamos los principales resultados de una investigación acerca de los constructos explicativos de la cooperación entre empresas del “Arreglo Productivo Local (APL)”, ubicado en la ciudad de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. Inicialmente, señalamos algunos aspectos de la génesis, desarrollo y configuración actual de ese acuerdo. Posteriormente, presentamos la propuesta teórica y metodológica utilizada como referencia para explicar las relaciones entre los constructos de cooperación, confianza y beneficios, entre otros. Para testar y validar esa propuesta aplicamos dos técnicas multivariadas, el análisis factorial y la regresión polinomial. Los resultados indicaron la existencia de correlaciones que sugieren la percepción positiva de los dirigentes con relación a la gobernanza del arreglo productivo y los beneficios de la cooperación. Los dirigentes perciben las ventajas individuales y colectivas de los beneficios para las empresas participantes de la investigación. Finalmente, los resultados contradicen algunas de las formulaciones de nuestra propuesta para explicar las relaciones de confianza construidas entre las empresas que operan en el mismo territorio. Los resultados sugieren también que el APL Santa Rita sería un buen ejemplo de la importancia de dos elementos institucionales: la gobernanza (en este caso, el sindicato de la industria de aparatos eléctricos y electrónicos del Vale da Eletrônica - SINDIVEL - y el gobierno local) y de la mediación de las entidades educativas que non solamente proporcionan la cualificación de la fuerza de trabajo, sino también desempeñan el papel de incubadoras de negocios. Parece apropiado atribuir la creación del APL y aun su desarrollo al papel desempeñado por las entidades educativas, juntamente con las acciones de las personas visionarias que estuvieran a cargo de su gestión. Así como cualquier otra investigación, este estudio tiene sus limitaciones. Entre otros, la configuración en corte transversal de los datos. Aunque se supusiera la relevancia de tenerse en cuenta la dinámica histórica; presentamos un análisis puntual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Rosa de Sousa, Faculdade Presbiteriana Gammon FaGammon

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica (2010) e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atuando como docente na instituição privada de ensino superior FaGammon, em Lavras, MG e em tutorias do ensino a distância. Delegada Regional do CRA-MG Lavras. Interesse de pesquisa em: redes organizacionais, arranjos produtivos locais, relações interorganizacionais, relações de cooperação e confiança.

Mozar José de Brito, UFLA

Possui graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no período de março de 2005 à março de 2008 e do Programa de Pós-graduação em Administração entre Janeiro de 2003 e março de 2007. Foi Pro-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007. No período de junho de 2008 e junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho.Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. Esta experiência permitiu a obtenção de bolsa de produtividade do CNPQ, sendo enquadrado por aquela agência na categoria 1C.

Paulo José da Silva

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2009). Atualmente é professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) e da FUNEDI-UEMG-Divinópolis e engenheiro da EMCONBRÁS - Empresa de Conservação Brasileira Ltda.

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1983) e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (1994). É Mestre Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2002) e especialista em Gestão Executiva, pela Universidade de São Paulo, onde também conluiu os créditos para o mestrado em engenharia metalúrgica. É doutor em Engenharia de Produção, pela Universidade de São Paulo. É doutor e em Administração, pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor adjunto da carreira de magistério superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e pesquisador no grupo PROGEST. Tem experiência acumulada em 20 anos de gestão empresarial, em setores da siderurgia, não-ferrosos, mineração e produtos químicos. Atualmente se interessa em pesquisar o campo científico e tecnológico, trabalhando com redes e capital social e com o aprendizado em rede.

Publicado

2014-07-17

Número

Sección

Recursos y Desarrollo de Negocios