Grupos estratégicos bancários: uma abordagem transversal multivariada para o problema da segmentação dos bancos no Brasil

Autores/as

  • Rodrigo Barbone Gonzalez Universidade de São Paulo
  • José Roberto Ferreira Savoia Universidade de São Paulo
  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo

Resumen

Este estudo apresenta um modelo de segmentação para o mercado bancário brasileiro baseado em dados contábeis de dezembro de 2004. Ele considera que as estratégias de atuação, a competitividade e as barreiras à mobilidade determinam a natureza das aplicações e captações dos bancos. A metodologia utilizada compreende as técnicas: análise de clusters, análise discriminante e escalonamento multidimensional. A análise de clusters é utilizada para subdividir o sistema bancário em cinco grupos. A análise discriminante é utilizada para testar essa solução e encontra alto nível de significância prática. O escalonamento multidimensional, além de auxiliar na validação, cria uma interface gráfica para a análise de resultados e fornece uma medida para distância estratégica. Ao final, conclui-se que três dos grupos encontrados, varejo, crédito e tesouraria, se dedicam a uma intermediação bancária completa, enquanto os outros dois grupos, interbancário e de transição, se apresentam como intermediários dentro do sistema, sugerindo uma estratégia de atuação mais pobre.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Barbone Gonzalez, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

José Roberto Ferreira Savoia, Universidade de São Paulo

Doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo

Professora livre-docente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professora de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Publicado

2009-01-13

Número

Sección

Apresentação