Práticas discursivas na construção de uma gastronomia polifônica

Autores/as

  • Ivana Benevides Dutra Murta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Mayumi Pereira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Práticas estratégicas, Gastronomia, Culinária, Tradição, Discurso.

Resumen

Objetivamos neste trabalho contextualizar o desenvolvimento da gastronomia, observando as táticas e estratégias envolvidas nesse processo. As práticas cotidianas reconstroem continuamente os significados da culinária e, no caso de Macacos, observamos que o mosaico de ofertas gastronômicas reflete tais práticas e projeta certa identidade do distrito aos turistas. Macacos apareceu como pólo ou roteiro gastronômico regional a partir de finais do século XX, mas já se desenvolveu bastante nessa área e conta com restaurantes de culinária mineira e internacional. Nesse contexto, procuramos saber: Como se constroem as estratégias e táticas gastronômicas em Macacos? Para tanto, foram feitas consultas documentais, consultas às cartas dos restaurantes e entrevistas com donos e chefs, além da aplicação de questionário com os empreendedores. Ao final, encontramos a polifonia como estratégia na comida comercializada em Macacos. Todavia, percebemos uma diferenciação associada à origem dos donos dos restaurantes: os empreendedores autóctones tendem a trabalhar com a elaboração de comida típica mineira, ao passo que os forasteiros, em geral, fazem questão de se classificarem como inseridos em uma gastronomia internacional. Na coexistência do típico e do exótico, a polifonia e a pictoricidade são práticas evidenciadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivana Benevides Dutra Murta, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Turismo pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mariana Mayumi Pereira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Graduação e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2009-11-04

Número

Sección

Gestión Humana y Social