Estratégia nos fundos de pensão do Brasil: contribuições para a construção de um modelo de análise

Autores/as

  • Silvio Omar Leal dos Santos Fundo de Pensão de Funcionários do Banco do Brasil
  • José Antônio Valle Antunes Júnior Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rodrigo Pinto Leis Faculdades Rio-grandenses

Resumen

Em relação aos fundos de pensão, existem poucos estudos relativos à estratégia. Este trabalho contribui para a construção da estratégia nos fundos de pensão no Brasil. Utilizando uma pesquisa exploratória baseada em estudo de caso múltiplo, o objetivo do artigo é propor um modelo orientador para a análise das estratégias dos fundos. Com base em conceitos de competitividade, concorrência e vantagem competitiva, desenvolveu-se um modelo teórico. Em virtude das características específicas desse setor, foram adicionados os conceitos de governança e responsabilidade social. Com base no modelo proposto, elencaram-se os fatores relevantes à formulação de estratégias e as vantagens competitivas para cada um dos casos estudados, tendo sido sugerido um padrão de concorrência de caráter dinâmico para o setor. Propôs-se também uma classificação dos fundos estudados, de acordo com o padrão concebido, e foi possível verificar que os fundos de pensão possuem diferentes percepções sobre o tema concorrência, conforme distintas orientações estratégicas gerais.

PALAVRAS-CHAVE: Fundos de pensão; Estratégia empresarial; Modelo de análise; Tipos de estratégia; Estudo de caso múltiplo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvio Omar Leal dos Santos, Fundo de Pensão de Funcionários do Banco do Brasil

Mestre em Administração, Organizações e Competitividade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Gerente executivo do Fundo de Pensão de Funcionários do Banco do Brasil (PREVI-BB).

José Antônio Valle Antunes Júnior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-UFRGS). Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Rodrigo Pinto Leis, Faculdades Rio-grandenses

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-UFRGS-NITEC) e Doctorant à Euromed Marseille École de Management – França. Professor titular das Faculdades Rio-grandenses (FARGS) e professor convidado da Euromed Marseille École de Management – França.

Publicado

2008-08-04

Número

Sección

Apresentação