Sentidos do Trabalho Voluntário: Um Estudo com Membros de uma Instituição Luterana

Autores

  • Pietra Borchardt Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mônica de Fatima Bianco Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Sentidos do trabalho. Trabalho voluntário. Gestão. Voluntariado religioso. Igreja luterana.

Resumo

Objetivo: Compreender os sentidos do trabalho voluntário para membros de uma igreja protestante luterana.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Esta pesquisa agrega à área de estudos dos sentidos do trabalho, pelo contexto específico estudado. Além disso, amplia a discussão sobre voluntariado, por adentrar a gestão em instituições religiosas que são sustentadas pela ajuda dos voluntários.

Principais aspectos metodológicos: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e os dados foram obtidos em documentos, entrevistas e observação não-participante de reuniões da diretoria de um sínodo da igreja luterana no sudeste do Brasil. Para análise dos dados, partiu-se da perspectiva de que a produção de sentidos também é uma forma de interpretação e, a partir do mapa de associação de ideias, identificaram-se categorias baseadas no conteúdo e na lógica do discurso.

Síntese dos principais resultados: Foram encontrados oito sentidos do trabalho: identificação com a ética luterana; seriedade e imagem da instituição; unidade; condições e disposição em participar; incentivo de outras pessoas; relação com a profissão; relacionamento agradável entre a diretoria; e acompanhamento, suporte e reconhecimento.

Principais considerações/conclusões: Foi possível compreender o voluntariado em uma organização religiosa para se pensar formas de gerenciá-lo; percebeu-se que experiências e interação com outras pessoas moldam o indivíduo e a sua relação com a igreja e observou-se que os sentidos do trabalho possuem relação diferente para cada religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pietra Borchardt, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo

Mônica de Fatima Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Gestão Humana e Social