Sentidos do Trabalho Voluntário: Um Estudo com Membros de uma Instituição Luterana

Autores

  • Pietra Borchardt Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mônica de Fatima Bianco Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Sentidos do trabalho. Trabalho voluntário. Gestão. Voluntariado religioso. Igreja luterana.

Resumo

Objetivo: Compreender os sentidos do trabalho voluntário para membros de uma igreja protestante luterana.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Esta pesquisa agrega à área de estudos dos sentidos do trabalho, pelo contexto específico estudado. Além disso, amplia a discussão sobre voluntariado, por adentrar a gestão em instituições religiosas que são sustentadas pela ajuda dos voluntários.

Principais aspectos metodológicos: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e os dados foram obtidos em documentos, entrevistas e observação não-participante de reuniões da diretoria de um sínodo da igreja luterana no sudeste do Brasil. Para análise dos dados, partiu-se da perspectiva de que a produção de sentidos também é uma forma de interpretação e, a partir do mapa de associação de ideias, identificaram-se categorias baseadas no conteúdo e na lógica do discurso.

Síntese dos principais resultados: Foram encontrados oito sentidos do trabalho: identificação com a ética luterana; seriedade e imagem da instituição; unidade; condições e disposição em participar; incentivo de outras pessoas; relação com a profissão; relacionamento agradável entre a diretoria; e acompanhamento, suporte e reconhecimento.

Principais considerações/conclusões: Foi possível compreender o voluntariado em uma organização religiosa para se pensar formas de gerenciá-lo; percebeu-se que experiências e interação com outras pessoas moldam o indivíduo e a sua relação com a igreja e observou-se que os sentidos do trabalho possuem relação diferente para cada religião.

Downloads

Biografia do Autor

Pietra Borchardt, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo

Mônica de Fatima Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Gestão Humana e Social