Em Busca de uma Ressignificação para o Imaginário Gerencial: Os Desafios da Criação e da Dialogicidade

Autores

  • Ana Paula Paes de Paula Professora Titular da FACE/CEPEAD/UFMG

Palavras-chave:

Trabalho Gerencial. Imaginário Gerencial. Gestão. Dialogicidade. Formação de Administradores.

Resumo

Objetivo: Discutir a ressignificação do imaginário gerencial, recuperando outro sentido para a gestão, que envolve criação e diálogo e representa uma nova dinâmica para a atividade, além de desafios para a formação dos administradores.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Na primeira parte, fazemos um contraponto entre a concepção empírica e a concepção abstrata de gestão, para salientar os aspectos práticos, sociais e políticos da atividade gerencial e colocar em questão a visão tradicional da gestão como planejamento e controle. Na segunda parte, argumentamos que a essência da gestão é a dialética e que o seu desafio é recorrer à dialogicidade para enfrentar as contradições.

Principais considerações/conclusões: Sustentamos que a força do imaginário gerencial reforça o mito de que fazer negócios e controlar é sinônimo de gerenciar, apesar das constatações empíricas que contrariam esta visão. Dessa forma, repensar  a atividade gerencial significa romper com este imaginário, ressignificando-o e transformando a formação do administrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Paes de Paula, Professora Titular da FACE/CEPEAD/UFMG

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Realizou formação teórica em psicanálise no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) (2009-2014). Atualmente é professora titular e pesquisadora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, além de professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT-UFMG). É também coordenadora do Núcleo de Estudos Organizacionais Críticos e Transdisciplinares do CEPEAD. Trabalha principalmente com os seguintes temas: epistemologia, transdisciplinaridade e construção do conhecimento organizacional; gestão dialógica e autogestão; movimentos sociais, minorias, participação social na gestão pública e ciberdemocracia; experiências organizacionais alternativas, economia solidária e tecnologia social; subjetividade, resistência e psicanálise de grupos e organizações; pensadores críticos nacionais e ensino e pesquisa em administração.

Downloads

Publicado

2016-04-20

Edição

Seção

Gestão Humana e Social