Equilibrando Trabalho, Estudo e Lar: Um Estudo com Mestrandos em uma Universidade Brasileira

Autores

  • Amanda Magri Eller Fucape Business School
  • Bruno Felix Von Borell de Araujo Fucape Business School http://orcid.org/0000-0001-6183-009X
  • Diana Abreu Von Borell de Araujo Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

Fronteiras. Estudantes não tradicionais. Trabalho-lar-estudo. Conflito. Equilíbrio.

Resumo

Objetivo: Compreender as táticas que estudantes não tradicionais utilizam para gerenciar as fronteiras entre trabalho, lar e estudo. 

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O estudo se mostra original ao transferir o foco do conflito para o equilíbrio entre trabalho, lar e estudos. Além disso, também inova ao direcionar a atenção para o nível micro da ação individual, contrastando com uma literatura que tradicionalmente estuda ações organizacionais. Por fim, realiza uma leitura inovadora do fenômeno da interface entre trabalho, lar e estudos sob a ótica da teoria das fronteiras.

Principais aspectos metodológicos: O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado a partir de 18 entrevistas que foram gravadas, transcritas e passaram por uma análise de conteúdo, que revelou uma lista de táticas individuais empregadas pelos entrevistados para conciliar demandas do trabalho, lar e estudos.

Síntese dos principais resultados: A análise permitiu identificar 18 táticas que os entrevistados empregam para negociar o grau de permeabilidade entre as fronteiras entre trabalho, estudo e lar. Essas táticas foram classificadas como comportamentais, comunicativas, físicas e temporais.

Principais considerações/conclusões: O estudo permitiu identificar que os estudantes desenvolvem um papel ativo ao interpretarem as expectativas dos atores sociais dos domínios do lar, trabalho e da instituição em que cursam o mestrado e adotarem fronteiras com graus de permeabilidade que possibilitam um estado de maior equilíbrio entre esses domínios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Magri Eller, Fucape Business School

Mestre pela Fucape Business School.

Interesses de Pesquisa: Conflito e Equilíbrio trabalho-lar

Bruno Felix Von Borell de Araujo, Fucape Business School

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fucape Business School

Interesses de Pesquisa: Conflito e equilíbrio entre trabalho e lar, transições de papel, emoções no trabalho, identidades em organizações e gerenciamento de impressões.

Diana Abreu Von Borell de Araujo, Universidade da Beira Interior

Doutoranda em Gestão pela Universidade da Beira-Interior, Portugal.

Interesses de pesquisa: Conflito trabalho-lar, co-criação, tribalismo e consumo.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

Gestão Humana e Social