Análise Empírica dos Fatores que Possibilitaram Entradas na Indústria de Cimento Brasileira

Autores

  • Priscilla Yung Medeiros IBMEC Rio de Janeiro
  • David Carletti Levy BNDES

Palavras-chave:

Estratégias de entrada. Estratégias das incumbentes. Indústria de cimento. Competição espacial. Concentração.

Resumo

A indústria de cimento é um exemplo clássico de uma indústria concentrada-homogênea, onde a entrada é difícil. Ainda assim, ocorreu um aumento no número de entrantes na indústria de cimento brasileira nos últimos anos. O objetivo do presente estudo é identificar os principais fatores que impactaram as decisões de entrada regionais no mercado de cimento brasileiro no período de 2003 à 2012. Outro objetivo é explorar possíveis causas para as firmas incumbentes nestas regiões terem decidido por acomodar estas novas entradas. Outros estudos que analisaram à indústria de cimento (Salvo, 2010; Miller & Osborne, 2014; Zeiden & Resende, 2010,2009; La Cour & Møllgaard, 2003), não focaram nas entradas. O presente estudo adiciona à literatura acadêmica sobre comportamento de firmas brasileiras em estruturas de mercado concentradas ao focar na análise da ocorrência de entradas nestes mercados. Os principais fatores considerados são: consumo, crescimento do consumo, custo de transporte, número de empresas atuantes, número de fábricas, e características regionais, no período entre 2003 e 2012. Um modelo logit é utilizado para estimar o impacto destes fatores nas probabilidades de entrada e de expansão das incumbentes. Uma análise exploratória baseada em discussão de casos também é realizada na tentativa de explicar o comportamento das incumbentes. Os resultados indicam que além das características regionais, um alto nível de consumo corrente, e uma menor concentração de mercado - medida pelo número de firmas atuantes ou número de fábricas existentes por região - são as condições que mais significativamente favorecem a ocorrência de entradas. As decisões de expansão das incumbentes, por outro lado, são mais fortemente correlacionadas com o potencial de crescimento de consumo, permitindo que a entrada ocorra em regiões brasileiras com alto nível de consumo corrente mas baixo potencial de crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Yung Medeiros, IBMEC Rio de Janeiro

Doutora em Managerial Economics and Strategy, Kellogg School of Management (Northwestern University), Evanston, Estados Unidos. Professora adjunta do Departamento de Administração do IBMEC (RJ). Avenida Presidente Wilson, 118, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP: 20030-020. Email: pymedeiros@gmail.com

David Carletti Levy, BNDES

Mestre em Administração, IBMEC, Rio de Janeiro, Brasil. Engenheiro da Área de Insumos Básicos do BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP: 20031-917. Email: david.levy@bndes.gov.br

Downloads

Publicado

2015-12-16