Vinculação Setor de Responsabilidade Social Corporativa Pública com o Desenvolvimento Sustentável: Lições da Índia
Palavras-chave:
Corporate Social Responsibility, sustainable development, emerging economy, IndiaResumo
Fóruns think tank previram a Índia como a maior economia do mundo até 2050. Isso exigiria a Índia acelerar o seu desenvolvimento industrial E aperfeiçoar infraestrutura. Contudo, esse desenvolvimento previsto pode impactar negativamente as bases sociais e ambientais da economia nacional. Uma série de medidas regulatórias foram propostas pelo
Governo indiano para assegurar o apoio social para os objetivos de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Dentre elas estão diretrizes de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) obrigatórias para as empresas do setor público. Este artigo investiga essa medida por meio da análise de documentos e de entrevistas com gestores responsáveis pela execução de programas de RSC no setor público indiano. Essa análise identifica quatro áreas que demandam atenção para a efetiva ligação entre o desenvolvimento sustentável e a RSC: engajamento de stakeholders, mecanismos institucionais, capacitação e gestão do conhecimento. Discute-se sobre as implicações dos achados sobre a Índia e outras economias emergentes. Conclui-se que o uso de RSC para promover o desenvolvimento sustentável pode funcionar em longo prazo, se os interessados venham a colaborar nas quatro áreas de atenção identificadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.