Capacidade de Absorção, Turbulência Ambiental e Desempenho Organizacional: Um Estudo em Empresas Varejistas Catarinenses
Palavras-chave:
Capacidade de Absorção. Turbulência Ambiental. Desempenho Organizacional. Empresas Varejistas. Conhecimento Organizacional.Resumo
Em mercados cada vez mais dinâmicos e turbulentos, organizações dependem cada vez mais do conhecimento externo, recurso essencial no centro das estratégias organizacionais, como forma de promover a inovação e melhorar seu desempenho (Ireland, Hitt & Vaidyanath, 2002; Zollo, Reuer & Singh, 2002; Cassiman & Veugelers, 2006; Morgan & Berthon, 2008; Lichtenthaler, 2009). A capacidade de absorção (ACAP) traduz-se como um dos processos-chaves de aprendizagem das organizações no que diz respeito à identificação, assimilação e exploração dos conhecimentos do ambiente (Cohen & Levinthal, 1989; Lane, Koka & Pathak, 2006). Apesar de um considerável número de estudos empíricos ter usado a capacidade de absorção, uma medida valida que incorpore estas várias dimensões ainda não foi desenvolvida (Wang & Ahmed, 2007). Lane, Koka & Pathak (2006) observam que a maioria dos pesquisadores tipicamente mede a capacidade de absorção como simples proxies P&D (por exemplo, Cohen & Levinthal, 1989), ignorando a variedade de suas dimensões e suas implicações para os diferentes resultados organizacionais. Não obstante, poucos estudos empíricos têm capturado a natureza multidimensional da capacidade de absorção (Jansen, Van Den Bosch & Volberda, 2005). O presente estudo verifica a influência da capacidade de absorção no desempenho organizacional sob diferentes condições de turbulência ambiental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo levantamento ou survey, com corte transversal. A população alvo da pesquisa foi composta por empresas de varejo na região da Grande Florianópolis com pelo menos um ano de atividades ininterruptas. Os dados foram coletados por meio de questionários auto-administrados e respondidos pelo principal dirigente das empresas, quando possível, senão, por alguém responsável pelo estabelecimento. Além disso, diferentes características de moderação, tais como a idade e tamanho das organizações são levados em consideração. Os resultados a partir de 230 empresas varejistas mostram que a capacidade de absorção tem efeito positivo sobre o desempenho organizacional. Com relação ao efeito moderador da Turbulência Ambiental sobre a ACAP e os indicadores do Desempenho Organizacional, verificou-se que dos cinco indicadores de desempenho analisados, três deles confirmaram a influência da Turbulência Ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.