Eventos Organizacionais Raros: O que são? E como Investigá-los?

Autores

  • André Luis Silva FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
  • Márcia de Freitas Duarte FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
  • Flávia Plutarco FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Palavras-chave:

Cine Belas Artes. Eventos organizacionais raros. Estratégia de pesquisa. Estudos organizacionais. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Eventos raros formam uma corrente de investigação relativamente negligenciada no contexto organizacional seja por razões conceituais e/ou metodológicas. Neste artigo, apresentamos uma definição para o termo eventos raros, quando em contexto organizacional, e uma estratégia de pesquisa para investigá-los. Utilizamos os aspectos inusitados que emergiram dos resultados de uma coleta de dados realizada no último dia de funcionamento do Cine Belas Artes de São Paulo (CBA), o qual foi obrigado a deixar o imóvel que ocupava desde sua inauguração em 1943. Por meio de uma pesquisa exploratória, concluímos que um evento organizacional raro é um acontecimento de caráter histórico, que gera propagação em mídia e mobilização social em face de sua relevância emocional para as pessoas envolvidas na situação. Por esta definição, emergiram três perguntas norteadoras que formam uma estratégia de pesquisa para investigar eventos dessa natureza. Na dimensão teórica, esta pesquisa nos dá condições de compreender que, embora um evento acidental possa ser raro, isso não indica que todos os eventos raros são per si acidentais, já que a imprevisibilidade inerente aos aspectos que distinguem os acidentes, não necessariamente, caracterizam eventos raros. Quanto à prática da pesquisa, chama-se atenção para os múltiplos aspectos envolvidos na configuração de um evento organizacional raro, o qual se revelou como um fenômeno complexo, cuja origem e assimilação de sua raridade podem assumir formas variadas. Diante deste achado de pesquisa, este estudo procura ressaltar que a abordagem de pesquisa a eventos não usuais, não admite escolhas metodológicas e compreensões simplistas por parte dos pesquisadores. Acima de tudo, faz-se necessário compreender que os eventos organizacionais raros criam o desafio, tanto para as organizações como para os pesquisadores que os investigam, de se encontrar maneiras alternativas para apreender a natureza e peculiaridades desses eventos, mesmo que os resultados obtidos estejam contingentes a um determinado contexto, tempo e situação.

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Biografia do Autor

André Luis Silva, FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EAESP.

Márcia de Freitas Duarte, FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Doutora em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC).

Flávia Plutarco, FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Doutora em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (CMAAd/UECE).

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Publicado

2014-07-17

Edição

Seção

Gestão Humana e Social