Fatores Contingenciais da Gestão Ambiental em Pequenas e Médias Empresas
Palavras-chave:
Gestão ambiental. Pequenas e médias empresas. Especificidades das PMEs. Barreiras à adoção da gestão ambiental. Facilitadores da adoção da gestão ambiental.Resumo
Objetivo: Apresentar uma sistematização das principais barreiras e facilitadores da implantação da gestão ambiental em pequenas e médias empresas, encontradas na literatura, de forma a associar esses fatores contingenciais com as especificidades de gestão desse porte de empresas.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O artigo propõe que os fatores que influenciam a adoção de práticas ambientais pelas pequenas e médias empresas sejam investigados sob a ótica das características que diferenciam as empresas de menor porte das grandes organizações.
Principais aspectos metodológicos: O método que fundamentou esta pesquisa e reflexão é caracterizado como pesquisa bibliográfica e o artigo é um ensaio teórico sobre o tema da gestão ambiental em pequenas e médias empresas.
Síntese dos principais resultados: Os resultados encontrados mostram, por um lado, que a maioria das especificidades das empresas de menor porte está relacionada ao surgimento de barreiras à gestão ambiental e, por outro, que ainda são poucos os fatores com potencial de facilitar o desenvolvimento de práticas ambientais nessas empresas.
Principais considerações/conclusões: Os resultados mostraram os fatores internos das PMEs ligados à gestão, estrutura, recursos, competências organizacionais, entre outros, como os mais críticos para a implantação e manutenção da gestão ambiental e, por tanto, os que merecem maior atenção dos formuladores de políticas públicas e dos dirigentes de pequenas e médias empresas. Além do mais, os fatores identificados como facilitadores, apesar de escassos, revelam que as empresas de menor porte possuem especificidades que podem se tornar potencialidades no campo ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.