Competências e Habilidades Relevantes para um Chefe de Unidade Descentralizada de Perícia da Polícia Federal

Autores

  • ODAIR DE SOUZA GLÓRIA JUNIOR EBAPE/FGV Departamento de Polícia Federal
  • Deborah Moraes Zouain EBAPE/FGV
  • Gustavo de Oliveira Almeida EBAPE/FGV

Palavras-chave:

Competências, Habilidades, Cargos de liderança, Perícia, Polícia Federal do Brasil.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo descrever as competências técnicas e habilidades necessárias para um Perito Criminal Federal no exercício da função de Chefe de Unidade de Perícia da Policia Federal, especificamente nos Setores Técnico-Científicos (SETECs) e nas Unidades Técnico-Científicas (UTECs), segundo a teoria de competências e de habilidades. A releitura desses fundamentos, incluindo habilidades sociais nesse escopo, fortaleceu o embasamento teórico para análise dos resultados da etapa empírica desta pesquisa. Essa postura, pode contribuir, na prática, para a construção de uma política de gestão de pessoas, baseada em competências, alinhada com o planejamento estratégico em desenvolvimento na organização, otimizando a designação para os cargos de liderança, sobretudo na área de Criminalística considerando as especificidades da área de atuação. Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre a atuação profissional e informações sócio demográficas, além de um inventário onde os respondentes indicavam a importância e o grau de domínio de um série de competências selecionadas através de análise da literatura. Após a devida aprovação, o questionário foi enviado para todos os 53 (cinquenta e três) chefes de unidades de Perícia da Polícia Federal. Os resultados indicam diferenças no que tange o domínio de competências entre os chefes da UTEC, mais jovens e com menor tempo de experiência e o grupo de chefes de SETEC, com maior tempo de atuação na perícia e também em gestão. Os resultados, ainda, permitiram destacar algumas competências técnicas e habilidades como sendo mais relevantes a serem desenvolvidas, para e pelos Peritos, que exercem ou aspiram exercer a função de Chefia em unidade de Perícia da Polícia Federal. Os resultados também permitiram uma melhor compreensão das relações entre competências e habilidades e, na prática, auxiliaram a esclarecer o panorama de avanços e limitações na gestão atual. Conclui-se, pois que o Governo Federal promoveu avanços na política de recursos humanos do Serviço Público, no entanto, a implementação de um sistema moderno de gestão de pessoas ainda não foi consolidado, no Departamento de Polícia Federal. Isso fica evidenciado pela carência de competências primordiais para que os chefes exerçam com excelência a função de gestores de Unidades de Perícia Técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ODAIR DE SOUZA GLÓRIA JUNIOR, EBAPE/FGV Departamento de Polícia Federal

Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas- EBAPE / Fundação Getúlio Vargas - FGV (2012). Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Perito Criminal do Departamento de Polícia Federal. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Inorgânicos; na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Drogas, na área de Vendas Técnicas e na área de Bombas e Explosivos. Interesse na temática de Gestão de Pessoas.

 

 

Deborah Moraes Zouain, EBAPE/FGV

Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Professora Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (EBAPE) da FGV /RJ. Diretora / Editora/Redatora da Revista de Administração Pública (RAP) da FGV no período de dezembro de 1982 a setembro de 2011. Editou a RAP até o número 03 de 2012. Foi responsável pela indexação da RAP nas bases Scielo e Redalyc e por constar no diretório Qualis/CAPES como A2. Editora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo (EBAPE/FGV) a partir de 2012. Coordenadora do Curso Tecnólogo em Recursos Humanos (EBAPE/FGV). Coordenadora do Programa de Iniciação Científica (CNPq) na FGV/RJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Gestão da Justiça e Segurança, do Núcleo de Turismo e do Centro de Estudos em Empreendedorismo e Esportes, todos da FGV/EBAPE. Coordenadora de cursos de especialização nas áreas de segurança, esportes, turismo e educação (FGV/IDE).Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da EBAPE junto ao CNPq.Vice-Diretora da EBAPE/FGV no período de 2005 a 2010. Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa da EBAPE/FGV no periódo de 2002 a 2010. Pró-reitora de pós-graduação da FGV/RJ no período de 2003 a 2010. Pesquisadora Institucional MEC/INEP da FGV/RJ no período de 2008 a 2010. Coordenadora dos projetos de criação do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (Mestrado Profissionalizante), da EBAPE/FGV. Chair da sessão "Esociety and digital divide" no IADIS International Conference e-Society 2012, realizado em Berlin, Alemanha. Discussant da sessão "Knowledge and Innovation Management" no Global Business and Technology Association-GBATA- 2012, realizado em New York/EUA. Track Chair (tourism and hospitality management) for the forthcoming 15th Annual International Conference of the GBATA 2013. Coordenação de Área ( Finanças) do XXIII ENANGRAD. Autora de diversos artigos publicados em periódicos científicos e livros nas áreas de pesquisa em que atua.

Gustavo de Oliveira Almeida, EBAPE/FGV

Possui Mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração (2008), foi professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e na Universidade de Cabo Verde. Atualmente é Doutorando em Administração na Fundação Getulio Vargas e Revisor de periódico da Annual Meeting of the Academy of Management. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, cultura, cultura nacional e recursos humanos

Downloads

Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Gestão Humana e Social