Desafios (E Dilemas) Para Inserir "Sustentabilidade" Nos Currículos De Administração: Um Estudo De Caso
Palavras-chave:
sustentabilidade, ensino-aprendizagem, ensino de administração, projeto pedagógico, educação superior.Resumo
Este artigo pretende analisar os desafios (e dilemas) enfrentados por uma Instituição de Ensino Superior para inserção da disciplina “Sustentabilidade” no curso de Administração. Apesar de quase três décadas de intensos debates em torno da temática sustentabilidade, permanecem uma serie de indefinições sobre este tema, o que desperta indagações sobre suas delimitações, seus traços definidores, seu potencial de inovação, sua interdisciplinaridade e sua capacidade de diálogo de suas interfaces com outros campos de conhecimento e de prática. Isto se reflete nas estratégias e práticas tanto ao âmbito da gestão empresarial, como no que tange ao projeto pedagógico e às práticas de ensino-aprendizagem utilizadas para a formação de futuros administradores. Assim, a construção do artigo está baseada em pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e na vivência dos autores como docentes no curso de Administração selecionada por conveniência. Organizaram-se os dados e as informações da experiência, por meio de estudo de caso num contexto de pesquisa exploratória. Diferentes variáveis de inserção da temática de sustentabilidade foram analisadas, envolvendo desde as disciplinas que contemplam o projeto pedagógico e seus conteúdos até a análise das estratégias didático-pedagógicas adotadas. Nesta direção, a experiência analisada revelou que permanecem os desafios e exigências para implementação de projetos pedagógicos que privilegiem novos modelos de ensino-aprendizagem. Também evidencia que a universidade, em especial as escolas de administração, é um local privilegiado, que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas, atitudes e comportamentos inovadores, em direção à sustentabilidade, em todos os ambientes onde o futuro administrador possa estar envolvido.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.