Desafios (E Dilemas) Para Inserir "Sustentabilidade" Nos Currículos De Administração: Um Estudo De Caso

Autores

  • Sylmara Lopes Francelino Goncalves-Dias Universidade de Sao Paulo/Programa de Ciencia Ambiental/ Escola de Artes, Ciencias e Humanidades
  • Carolina Bohórquez Herrera Pontificia Universidade de Sao Paulo
  • Myrt Thânia de Souza Cruz Pontificia Universidade de Sao Paulo

Palavras-chave:

sustentabilidade, ensino-aprendizagem, ensino de administração, projeto pedagógico, educação superior.

Resumo

Este artigo pretende analisar os desafios (e dilemas) enfrentados por uma Instituição de Ensino Superior para inserção da disciplina “Sustentabilidade” no curso de Administração. Apesar de quase três décadas de intensos debates em torno da temática sustentabilidade, permanecem uma serie de indefinições sobre este tema, o que desperta indagações sobre suas delimitações, seus traços definidores, seu potencial de inovação, sua interdisciplinaridade e sua capacidade de diálogo de suas interfaces com outros campos de conhecimento e de prática. Isto se reflete nas estratégias e práticas tanto ao âmbito da gestão empresarial, como no que tange ao projeto pedagógico e às práticas de ensino-aprendizagem utilizadas para a formação de futuros administradores. Assim, a construção do artigo está baseada em pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e na vivência dos autores como docentes no curso de Administração selecionada por conveniência. Organizaram-se os dados e as informações da experiência, por meio de estudo de caso num contexto de pesquisa exploratória. Diferentes variáveis de inserção da temática de sustentabilidade foram analisadas, envolvendo desde as disciplinas que contemplam o projeto pedagógico e seus conteúdos até a análise das estratégias didático-pedagógicas adotadas. Nesta direção, a experiência analisada revelou que permanecem os desafios e exigências para implementação de projetos pedagógicos que privilegiem novos modelos de ensino-aprendizagem. Também evidencia que a universidade, em especial as escolas de administração, é um local privilegiado, que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas, atitudes e comportamentos inovadores, em direção à sustentabilidade, em todos os ambientes onde o futuro administrador possa estar envolvido.

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Biografia do Autor

Sylmara Lopes Francelino Goncalves-Dias, Universidade de Sao Paulo/Programa de Ciencia Ambiental/ Escola de Artes, Ciencias e Humanidades

Doutora em Administração pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Doutora em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (PROCAM-USP). Professora do Programa de Pós graduação em Ciência Ambiental  (PROCAM) e do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciência e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo(USP). Áreas de interesse: Sustentabilidade em Cadeias de produção-consumo, Resíduos Sólidos,  Educação para sustentabilidade  e-mail. sgdias@usp.br

Carolina Bohórquez Herrera, Pontificia Universidade de Sao Paulo

Bacharel em Relações Internacionais da Universidad del Rosario, Bogotá (Colômbia) e em Ciências Políticas do Insititute d'Etudes Politiques, Lyon (França). Mestranda em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  (PUCSP).  Desenvolvimento de projetos em Sustentabilidade e Negócios Sociais. Email. carobohe@gmail.com

Myrt Thânia de Souza Cruz, Pontificia Universidade de Sao Paulo

Doutora  em Ciências Sociais, Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).  Professora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora da Área Epistemológica de Gestão de Pessoas. Orienta pesquisas nas áreas de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Email: myrtcruz@gmail.com

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Publicado

2013-03-14

Edição

Seção

Educação para Sustentabilidade: Desafios para a Formação da Nova Geração de Administradores