Ensino e Pesquisa em Gestão Ambiental nos Programas de Pós-Graduação em Administração Brasileiros
Palavras-chave:
Administração, Educação e Pesquisa Ambiental, SustentabilidadeResumo
No Brasil, a educação ambiental tornou-se obrigatória em todos os níveis de ensino apenas a partir de 1999, com a lei 9795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental-PNEA. A área de Administração ficou um tanto alheia a este movimento, talvez pela dificuldade dos gestores em perceberem que negócios verdes podem ser lucrativos. Só ao compreender que sustentabilidade traz também inovação, é que se verifica que a preservação ambiental e a produtividade empresarial devem andar por caminhos confluentes. Este trabalho visa verificar se tal convergência tem sido sustentada pelo ensino e pesquisa em Administração, levantando o panorama atual da Pós-Graduação em Administração no que se refere à Gestão Ambiental. Concluiu-se que, dos grupos de pesquisa registrados no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq na Área de Administração, 25% abordam tópicos ligados à Gestão Ambiental, sendo que 93% desses grupos se iniciaram após 2002, ano em que regulamentada a Lei 9795/1999, ficando clara a importância de ações concretas do setor governamental para promover a educação ambiental. Pesquisando-se as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior-IESs com programas de mestrado e/ou doutorado reconhecidos/recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes, observou-se que 51% desses cursos apresentam tópicos relacionados à Gestão Ambiental e apenas 6% apresentam alguma das ferramentas a ela associadas. 25% desses programas não têm nem grupos de pesquisa nem disciplinas que abordem tópicos de Gestão Ambiental, salientando a necessidade de novos esforços em nível governamental, talvez na forma de avaliação das IESs, para que a Administração melhor contribua para a disseminação da sustentabilidade nos setores produtivos. Finalmente, observou-se que, do total de artigos publicados no período 2006-2012 nos seis principais periódicos nacionais da área de Administração, 6,2 % trataram temas de Gestão Ambiental. Isso representa evolução em relação aos 2,3% obtidos por Jabbour et al (2008) em pesquisa relativa ao período 1996-2005, porém corrobora, junto aos demais resultados desta pesquisa, que a produção científica nacional de Administração em Gestão Ambiental, embora em expansão, ainda é incipiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.