Ensino e Pesquisa em Gestão Ambiental nos Programas de Pós-Graduação em Administração Brasileiros

Autores

  • Maria Cristina Fogliatti de Sinay Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA da Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA da Universidade do Grande Rio-Unigranrio
  • Marta Corrêa Dalbem Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA da Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA da Universidade do Grande Rio-Unigranrio
  • Ione Andrade Loureiro Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA da Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA da Universidade do Grande Rio-Unigranrio
  • Jezuel de Menezes Vieira Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA da Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA da Universidade do Grande Rio-Unigranrio

Palavras-chave:

Administração, Educação e Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

No Brasil, a educação ambiental tornou-se obrigatória em todos os níveis de ensino apenas a partir de 1999, com a lei 9795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental-PNEA. A área de Administração ficou um tanto alheia a este movimento, talvez pela dificuldade dos gestores em perceberem que negócios verdes podem ser lucrativos. Só ao compreender que sustentabilidade traz também inovação, é que se verifica que a preservação ambiental e a produtividade empresarial devem andar por caminhos confluentes. Este trabalho visa verificar se tal convergência tem sido sustentada pelo ensino e pesquisa em Administração, levantando o panorama atual da Pós-Graduação em Administração no que se refere à Gestão Ambiental. Concluiu-se que, dos grupos de pesquisa registrados no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq na Área de Administração, 25% abordam tópicos ligados à Gestão Ambiental, sendo que 93% desses grupos se iniciaram após 2002, ano em que regulamentada a Lei 9795/1999, ficando clara a importância de ações concretas do setor governamental para promover a educação ambiental. Pesquisando-se as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior-IESs com programas de mestrado e/ou doutorado reconhecidos/recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes, observou-se que 51% desses cursos apresentam tópicos relacionados à Gestão Ambiental e apenas 6% apresentam alguma das ferramentas a ela associadas. 25% desses programas não têm nem grupos de pesquisa nem disciplinas que abordem tópicos de Gestão Ambiental, salientando a necessidade de novos esforços em nível governamental, talvez na forma de avaliação das IESs, para que a Administração melhor contribua para a disseminação da sustentabilidade nos setores produtivos. Finalmente, observou-se que, do total de artigos publicados no período 2006-2012 nos seis principais periódicos nacionais da área de Administração, 6,2 % trataram temas de Gestão Ambiental. Isso representa evolução em relação aos 2,3% obtidos por Jabbour et al (2008) em pesquisa relativa ao período 1996-2005, porém corrobora, junto aos demais resultados desta pesquisa, que a produção científica nacional de Administração em Gestão Ambiental, embora em expansão,  ainda é incipiente.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Fogliatti de Sinay, Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA da Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA da Universidade do Grande Rio-Unigranrio

Titulação: PhD em Matemática, Departamento de Matemática-Graduate Center of the City University of New York/USA

Afiliação: Professora Adjunta Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA, Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA, UNIGRANRIO

Interesses de pesquisa:  modelagem analítica e estocástica, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, responsabilidade socioambiental, logística, turismo e mega-eventos

 

Marta Corrêa Dalbem, Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA da Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA da Universidade do Grande Rio-Unigranrio

Titulação: DSc. em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio/IAG

Afiliação: Professor Adjunto Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA, Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA, UNIGRANRIO

Interesses de pesquisa:  avaliação econômico-financeira, com foco em projetos de infraestrutura e energia renovável e sustentabilidade.Opções Reais. Gestão de Risco. Governança. Análise Multicritério.

Ione Andrade Loureiro, Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA da Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA da Universidade do Grande Rio-Unigranrio

Titulação: Mestranda em Administração pela UNIGRANRIO

Afiliação: Programa de Pós-graduação em Administração PPGA – Escola de Ciências Sociais Aplicadas – ECSA, UNIGRANRIO

 

Jezuel de Menezes Vieira, Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA da Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA da Universidade do Grande Rio-Unigranrio

Titulação: Mestrando em Administração pela UNIGRANRIO

Afiliação: Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA, Escola de Ciências Sociais Aplicadas-ECSA, UNIGRANRIO

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Publicado

2013-03-13

Edição

Seção

Educação para Sustentabilidade: Desafios para a Formação da Nova Geração de Administradores