O impacto das características pessoais na intenção de compra pela internet e o papel de mediação da familiaridade e da atitude frente à compra pela internet
Palavras-chave:
Intenção de Compra, Internet, Características Pessoais, Familiaridade, AtitudeResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, dentro do contexto específico de compras na Internet, qual a relação entre características pessoais e intenções de compra, buscando-se entender o papel da atitude frente à compra pela Internet e da familiaridade do consumidor com compras online nessa relação. Uma pesquisa descritiva conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais: auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial, na familiaridade, na atitude frente à compra pela Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, um modelo foi construído e testado, usando-se Análise Fatorial Confirmatória para avaliar o modelo de medidas e Análise de Equações Estruturais para testar as hipóteses desse trabalho. Ao todo, foram aplicados 233 questionários e os resultados indicaram que existe uma relação significativa entre as características pessoais estudadas e familiaridade com compras na Internet. A necessidade de interação social apresentou impacto direto na familiaridade e na atitude, destacando-se como uma característica-chave no processo de compra online. Ainda, como resultado, se confirmou que a familiaridade media as relações entre as características pessoais e a atitude frente à compra na Internet. Esta última exerce papel central na formação do comportamento de compra, sendo fortemente influenciada pela familiaridade e influenciando diretamente as intenções de compra. Como implicação teórica deste trabalho tem-se o exame de questões ainda pouco exploradas no campo de conhecimento do comportamento do consumidor online, como o papel das características pessoais e da atitude na intenção de compra online. Como implicação gerencial, este trabalho proporciona aos administradores um entendimento maior sobre os fatores que influenciam a compra eletrônica.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.