O impacto das características pessoais na intenção de compra pela internet e o papel de mediação da familiaridade e da atitude frente à compra pela internet

Autores

  • Gabriel Marin Garcia Empresa SAP Labs Latin America
  • Cristiane Pizzutti dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Intenção de Compra, Internet, Características Pessoais, Familiaridade, Atitude

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, dentro do contexto específico de compras na Internet, qual a relação entre características pessoais e intenções de compra, buscando-se entender o papel da atitude frente à compra pela Internet e da familiaridade do consumidor com compras online nessa relação. Uma pesquisa descritiva conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais: auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial, na familiaridade, na atitude frente à compra pela Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, um modelo foi construído e testado, usando-se Análise Fatorial Confirmatória para avaliar o modelo de medidas e Análise de Equações Estruturais para testar as hipóteses desse trabalho. Ao todo, foram aplicados 233 questionários e os resultados indicaram que existe uma relação significativa entre as características pessoais estudadas e familiaridade com compras na Internet. A necessidade de interação social apresentou impacto direto na familiaridade e na atitude, destacando-se como uma característica-chave no processo de compra online. Ainda, como resultado, se confirmou que a familiaridade media as relações entre as características pessoais e a atitude frente à compra na Internet. Esta última exerce papel central na formação do comportamento de compra, sendo fortemente influenciada pela familiaridade e influenciando diretamente as intenções de compra. Como implicação teórica deste trabalho tem-se o exame de questões ainda pouco exploradas no campo de conhecimento do comportamento do consumidor online, como o papel das características pessoais e da atitude na intenção de compra online. Como implicação gerencial, este trabalho proporciona aos administradores um entendimento maior sobre os fatores que influenciam a compra eletrônica.

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Biografia do Autor

Gabriel Marin Garcia, Empresa SAP Labs Latin America

Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gerente de Projetos da Empresa SAP Labs Latin America

Cristiane Pizzutti dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2011-07-22

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial