Grupos estratégicos bancários: uma abordagem transversal multivariada para o problema da segmentação dos bancos no Brasil

Autores

  • Rodrigo Barbone Gonzalez Universidade de São Paulo
  • José Roberto Ferreira Savoia Universidade de São Paulo
  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo

Resumo

Este estudo apresenta um modelo de segmentação para o mercado bancário brasileiro baseado em dados contábeis de dezembro de 2004. Ele considera que as estratégias de atuação, a competitividade e as barreiras à mobilidade determinam a natureza das aplicações e captações dos bancos. A metodologia utilizada compreende as técnicas: análise de clusters, análise discriminante e escalonamento multidimensional. A análise de clusters é utilizada para subdividir o sistema bancário em cinco grupos. A análise discriminante é utilizada para testar essa solução e encontra alto nível de significância prática. O escalonamento multidimensional, além de auxiliar na validação, cria uma interface gráfica para a análise de resultados e fornece uma medida para distância estratégica. Ao final, conclui-se que três dos grupos encontrados, varejo, crédito e tesouraria, se dedicam a uma intermediação bancária completa, enquanto os outros dois grupos, interbancário e de transição, se apresentam como intermediários dentro do sistema, sugerindo uma estratégia de atuação mais pobre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbone Gonzalez, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

José Roberto Ferreira Savoia, Universidade de São Paulo

Doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo

Professora livre-docente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professora de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Publicado

2009-01-13

Edição

Seção

Apresentação