Práticas discursivas na construção de uma gastronomia polifônica

Autores

  • Ivana Benevides Dutra Murta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Mayumi Pereira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Práticas estratégicas, Gastronomia, Culinária, Tradição, Discurso.

Resumo

Objetivamos neste trabalho contextualizar o desenvolvimento da gastronomia, observando as táticas e estratégias envolvidas nesse processo. As práticas cotidianas reconstroem continuamente os significados da culinária e, no caso de Macacos, observamos que o mosaico de ofertas gastronômicas reflete tais práticas e projeta certa identidade do distrito aos turistas. Macacos apareceu como pólo ou roteiro gastronômico regional a partir de finais do século XX, mas já se desenvolveu bastante nessa área e conta com restaurantes de culinária mineira e internacional. Nesse contexto, procuramos saber: Como se constroem as estratégias e táticas gastronômicas em Macacos? Para tanto, foram feitas consultas documentais, consultas às cartas dos restaurantes e entrevistas com donos e chefs, além da aplicação de questionário com os empreendedores. Ao final, encontramos a polifonia como estratégia na comida comercializada em Macacos. Todavia, percebemos uma diferenciação associada à origem dos donos dos restaurantes: os empreendedores autóctones tendem a trabalhar com a elaboração de comida típica mineira, ao passo que os forasteiros, em geral, fazem questão de se classificarem como inseridos em uma gastronomia internacional. Na coexistência do típico e do exótico, a polifonia e a pictoricidade são práticas evidenciadas.

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Biografia do Autor

Ivana Benevides Dutra Murta, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Turismo pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mariana Mayumi Pereira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Graduação e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2009-11-04

Edição

Seção

Gestão Humana e Social