Comunicação do binômio indissociável na escola: educação e saúde

Autores

  • Neudson Johnson Martinho Universidade Federal de Mato Grosso
  • Celso Luiz Prudente Universidade Federal de Mato Grosso
  • Dacirlene Célia Silva Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Ensino. Criança. Comunicação.

Resumo

O binômio educação e saúde vêm sendo apontado como importante e necessário no ambiente escolar desde ao final do século XVIII pelo Alemão Johann Peter Frank (1745-1821), o qual publicou em 1779 na Alemanha, um guia intitulado System Einer Vollstãndigen Medicinischen (1976), vindo a ser conhecido como Sistema Frank. Neste guia o autor ressaltava a importância da saúde escolar em todo o mundo e dava subsídios para elaboração de programas voltados para implementação desta, visando a educação e saúde para as crianças Figueiredo (et al, 2010). Lescura e Mamede (1990) ressaltam que a educação em saúde nas escolas é uma prática educativa que contribui para o desenvolvimento de saberes e valores que estimulam padrões de vida saudável no indivíduo e na sociedade. Objetivamos com este artigo socializar uma ação de educação em saúde desenvolvida em escolas municipais de Cuiabá-MT, a qual legitima que a escola pode ser um espaço privilegiado para promoção da saúde com as crianças, professores e gestores escolares. O Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde (PEMEDUTS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, desenvolveu o Projeto de Extensão com interface na pesquisa: “Diálogo e Práxis: Inovando práticas pedagógicas em Educação em Saúde nas Escolas” durante os anos 2016, 2017 e 2018, em três (03) escolas municipais de Cuiabá: EMEB Maria Lucila da Silva Barros, EMEB Prof. Zeferino Leite de Oliveira e a EMEB Maximiano Arcanjo. Este projeto só iniciou suas atividades após ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Júlio Muller/ UFMT, e ser aprovado, recebendo o parecer de aprovação nº 1.637.600/2016. Concluímos que a criança e o adolescente quanto têm espaço de voz ativa e escuta no processo educativo se tornam sujeitos ativos e reflexivos, multiplicadores em seus lares e comunidade quanto aos hábitos e comportamentos necessários para construção social da saúde e exercerem sua cidadania no que concerne a busca da garantia dos seus direitos assegurado constitucionalmente de terem educação e saúde. Sugerimos que mais projetos dessa natureza sejam realizados e capacitações de mais professores e gestores escolares quanto a arte de educar em saúde na ambiência escolar, para a concretização de termos famílias saudáveis e um mundo com cultura de paz, saúde mental e exercício da cidadania desde a infância.

 

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Biografia do Autor

Celso Luiz Prudente, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Cultura pela Universidade de São Paulo – FEDUSP. Pós-Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP. Professor Associado da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Antropólogo, Cineasta. Curador da Mostra Internacional do Cinema Negro. Pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação – CELACC ECA USP.

Dacirlene Célia Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Bibliotecária, teólogo, Pós-graduação em Arquivística, em Negócios Imobiliários, e em Docência no Ensino Superior .

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

Martinho, N. J., Prudente, C. L. ., & Silva, D. C. . (2021). Comunicação do binômio indissociável na escola: educação e saúde. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 156–168. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13970

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