A dimensão pedagógica do cinema negro e a autoestima para o desenvolvimento da criança na escolaridade

Autores

  • Celso Luiz Prudente Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Silvana dos Santos Costa Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso UFMT

Palavras-chave:

Cinema negro., Infância., Autoestima., Escolarização., Identidade.

Resumo

Este trabalho consiste observar e desenvolver uma reflexão crítica sobre o papel da autoestima no desenvolvimento da criança na escolaridade monocultural que é excludente. Observando diante disto as contribuições da categoria da Dimensão Pedagógica do Cinema Negro, que nesse processo poderá contribuir para a superação que é imposta aos negros enquanto minoria. Observamos que na sociedade contemporânea as lutas e pautas raciais, socioeconômicas e culturais transcenderam o campo das letras e transformaram em lutas de imagem, que se projetaram em lutas de classe, desse modo, as produções audiovisuais ganharam mais espaço e importância. Considerando que as identidades são construídas na relação do eu com o outro (Hall, 2011), podemos afirmar que a mídia tem tentado influenciar a imagem que a criança tem de si, o que pode também influenciar a autoestima das crianças ao não se verem representadas. Nesse contexto, o cinema negro tem demonstrado que sua dimensão pedagógica (Prudente, 2011, 2017, 2019 e 2020), é fundamental na medida em que se transformou em representante dos grupos vulneráveis minorizados na sociedade que é impregnada pela euroheteronormatividade, fenômeno determinante para o autoritarismo da verticalidade da hegemonia imagética do euro-hetero-macho-autoritário, na tentativa de negação da horizontalidade da imagem do ibero-ásio-afro-ameríndio como grupo minoritário e a minoria como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDRE, Ivone Jesus. Relações raciais: um estudo com alunos, pais e professores. In: MULLER, Maria Lucia Rodrigues, COSTA, Cândida Soares (orgs.). Coletânea de relações raciais, nº. 15. Cuiabá: EdUFMT, 2010.

ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educ. rev. [online]. 2017, vol. 33, e153836. Epub Apr 03, 2017. ISSN 0102- 4698.

ARAUJO, Joel Zito. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. São Paulo: Editora do SENAC, 2003.

ALGARVE, Valéria Aparecida. Cultura negra na sala de aula: pode um cantinho de africanidades elevar a autoestima de crianças negras o relacionamento entre crianças negras e brancas?2004. Dissertação ( Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. IN: NOGUEIRA, Maria Alice. CATANI, Afrânio (orgs). Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999, 2º edição. p. 71-79.

BRASIL.[Constituição] (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Brasília. DF: Presidência da República, 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.

______. [Constituição] (1934) Constituição Política da República dos Estados Unidos do Brasil. Brasília. DF: Presidência da República. 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.

______. [Constituição] (1946). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Brasília. DF: Presidência da República: 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm. Acesso em: 15 ago de 2020.

______.[Constituição] (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. DF: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 jul. 2020.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 4.024/61. Brasília. DF: 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 05 jul. 2020.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 5.692/71. Brasília. DF: 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 05 jul. 2020.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96. Brasília. DF: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 05 jul. 2020.

______. Lei 10.639/03. Que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e cultura afro-brasileira. Brasília. DF: 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.> Acesso em: 05 jul. 2020.

______. Lei 11.645/08 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília. DF: 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm> Acesso em: 05 jul. 2020.
______Lei. 13.006/14 que Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Brasília. DF: 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm> Acesso em: 05 jul. 2020.
______. Decreto 1.331 A. Brasília. DF: 1854. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/norma/392201/publicacao/15632575. Acesso em: 12 jul. 2020.

______. Decreto 7.031 A. Brasília. DF: 1878. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/norma/583976/publicacao/15628699. Acesso em: 12 jul. 2020.

______. Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Fundamental. Brasília: 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 23 de maio de 2020.

______. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Diretoria Geral de Estatística. Recenseamento Geral do Brasil: 1920. Rio de Janeiro. RJ, 1920. v. 4, PT. 4: população. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6478.pdf> Acesso em 12 jul.2020.

______. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html?=&t=resultados. Acesso em 25 jul. 2020.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade/Norbert Elias e John L. Scotson, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000.

FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. São Paulo: Ática. vol. II: “no limiar de uma nova era”, 1978.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 9 ed., 2011.

OLIVEIRA, Flávio Ribeiro de ; PRUDENTE, Celso Luiz . A lusofonia de horizontalidade da imagem do ibero-ásio-afro-amerindio versus a verticalidade da hegemonia imagética do euro-hétero-macho-autoritário: a dimensão pedagógica do cinema negro posto em questão. A lusofonia de horizontalidade da imagem do ibero-ásio-afro-ameríndio versus a verticalidade da hegemonia imagética do euro-hétero-macho-autoritário: a dimensão pedagógica do cinema negro posto em questão. 1ªed.Portugal: AULP, 2017, v. 1, p. 107-116.

PAIVA, Vanilda. Um século de educação republicana. Pró-posições, v. 01, n. 02, p. 07-18, julho, 1990. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1675/2-artigo-paivav.pdf, acesso em 26 jul 2020.

PEREIRA, José Galdino. “Colégio São Benedito – a escola na construção da cidadania”. In: Nascimento. Terezinha Aparecida Quaiotti Ribeiro do [et. al.]. Memórias da Educação: Campinas (1850-1960). Campinas: Editora da Unicamp, Centro de Memória- Unicamp, 1999.
PRUDENTE, Wilson. Crime de escravidão. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2006.
PRUDENTE, C. A fragmentação do mito da democracia racial e a dimensão pedagógica do cinema negro. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 38, p. 157-171, 6 Ago. 2020 Disponível em: https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.38/pp.157-171> .

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica do cinema negro: uma arte ontológica de afirmação positiva da imagem do íbero-ásio-afro-ameríndio: a origem do cinema negro e sua dimensão pedagógica. In: PRUDENTE, Celso Luiz; SILVA, Darcilene Célia (org.). A dimensão pedagógica do cinema negro: aspectos de uma arte para a firmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente. 2ª ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019a, p. 67-90.

PRUDENTE, Celso L. Étnico Léxico: para compreensão do autor. In: A dimensão pedagógica do cinema negro: aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente. Dacirlene Célia Silva. (Org.). 2ª ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019b. p. 171-177.

______. A dimensão pedagógica do cinema negro: a imagem de afirmação positiva do íbero-ásio-afro-ameríndio, São Paulo: Revista Extraprensa, v. 13, nº 01, 2019c, p. 6-25.

______. A dimensão Pedagógica do cinema negro, como arte de afirmação positiva do afrodescendente nas relações étnico-raciais do resgate do traço epistemológico da imagem íbero-ásio-afro-ameríndio. In: 8ª Conferência Forges, 2018, Lisboa. Mesa redonda, Lisboa: Fórum da Gestão do Ensino Superior nos países e regiões de Língua Portuguesa, 2018. Disponível em https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2019/10/TEXTO-COMPLETO-A-DIMENS%c3%83O-PEDAG%c3%93GICA-DO-CINEMA-NEGRO.pdf. Acesso em 03 maio 2020.

PRUDENTE, Celso Luiz; PASSOS, Luiz Augusto; CASTILHO, Sueli Dulce. Griot do morro: reflexões para o discernimento da construção da imagem positiva do negro. In: PRUDENTE, Celso Luiz. Cinema Negro: algumas contribuições reflexivas para a compreensão da questão do afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem. São Paulo: Editora Fiuza, 1ª ed., v.4, 2011.

SANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais e gestão escolar. In: MULLER, Maria Lucia Rodrigues, COSTA, Cândida Soares (orgs). Coletânea de relações raciais, nº. 23. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

SANTOS, Caroline Lima. A disputa do imaginário: as representações do cangaço no cinema nacional (1950). Domínios da Imagem, Londrina, ano III, n. 6, maio 2010, p. 67-74. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/23231/17000. Acesso em 11 maio 2020.
SILVA, Adriana Maria Paulo da. A escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista. In: Revista Brasileira de História da Educação, nª 4, jul/dez, 2002, p. 146-166.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte. Editora da UFMG.

TIBA, Içami. Quem ama educa. São Paulo: Editora Gente, 2002.

Downloads

Publicado

2021-04-16

Como Citar

Prudente, C. L., & Santos Costa Oliveira , S. dos . (2021). A dimensão pedagógica do cinema negro e a autoestima para o desenvolvimento da criança na escolaridade. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 46–63. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13958