Escolinha de ginástica: influência do ensino privado ou público no nível motor das alunas
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida juntamente com o projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) intitulado “Escolinha de Ginástica: A Cultura do Movimento Artístico e Rítmico”. Este enfoca as modalidades de Ginástica Artística e a Ginástica Rítmica para crianças do município de Santa Maria. O objetivo do estudo foi verificar a melhora no desenvolvimento motor de alunas praticantes dessas modalidades. A pesquisa foi desenvolvida com alunas do projeto cujas faixas etárias foram de 8 a 10 anos, e que realizaram pré-testes referentes a elementos que compunham a ginástica (rolamento para frente, equilíbrio no avião, caminhada direcionada na trave de equilíbrio e apoios invertidos), levando em consideração a instituição de ensino das alunas (pública ou privada). Após 25 sessões com atividades gímnicas, foram aplicados os pós-testes. Ficou evidenciado um maior desempenho motor das alunas de escolas públicas nos testes de equilíbrio no avião (45%) e apoios invertidos (44%). As alunas de escolas privadas tiveram melhora no teste de equilíbrio no avião em relação às escolas públicas (66%). Todavia, foi constatado que as crianças das escolas privadas não obtiveram nenhuma evolução no teste da caminhada direcionada na trave de equilíbrio.
Palavras-chave: ginástica artística; ginástica rítmica; desempenho motor.