Fundamentos do modelo macroeconômico neoclásico Pré-Keynesiano

Autores

  • Ulisses Ruiz de Gamboa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O presente artigo pretende resgatar as idéias e os fundamentos essenciais de uma das matrizes básicas da macroeconomia: o modelo macroeconômico neoclássico pré-keynesiano. Neste contexto, por meio de uma pesquisa realizada nas fontes originais, serão analisados, em detalhe, dois pontos centrais do modelo, a Lei de Say e a Lei de Walras, e suas implicações em termos da chamada “dicotomia neoclássica”. O artigo conclui que, no caso da Lei de Say, a existência da moeda, apesar de reconhecida, não se sustenta em termos mais formais, pois, em tese, qualquer bem pode desempenhar a função de unidade de conta. Por outro lado, em relação à Lei de Walras, chega-se à conclusão de que a “dicotomia neoclássica”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ulisses Ruiz de Gamboa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Economia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile. Professor da Faculdade de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida e do Núcleo de Avaliação de Conjuntura Econômica.

Downloads

Publicado

2009-06-25

Como Citar

Ruiz de Gamboa, U. (2009). Fundamentos do modelo macroeconômico neoclásico Pré-Keynesiano. Revista De Economia Mackenzie, 2(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/770

Edição

Seção

Artigos