Fundamentos do modelo macroeconômico neoclásico Pré-Keynesiano

Autores/as

  • Ulisses Ruiz de Gamboa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

O presente artigo pretende resgatar as idéias e os fundamentos essenciais de uma das matrizes básicas da macroeconomia: o modelo macroeconômico neoclássico pré-keynesiano. Neste contexto, por meio de uma pesquisa realizada nas fontes originais, serão analisados, em detalhe, dois pontos centrais do modelo, a Lei de Say e a Lei de Walras, e suas implicações em termos da chamada “dicotomia neoclássica”. O artigo conclui que, no caso da Lei de Say, a existência da moeda, apesar de reconhecida, não se sustenta em termos mais formais, pois, em tese, qualquer bem pode desempenhar a função de unidade de conta. Por outro lado, em relação à Lei de Walras, chega-se à conclusão de que a “dicotomia neoclássica”

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ulisses Ruiz de Gamboa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Economia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile. Professor da Faculdade de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida e do Núcleo de Avaliação de Conjuntura Econômica.

Publicado

2009-06-25

Cómo citar

Ruiz de Gamboa, U. (2009). Fundamentos do modelo macroeconômico neoclásico Pré-Keynesiano. Revista De Economia Mackenzie, 2(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/770

Número

Sección

Artigos