Setor Elétrico do Brasil Impactos da Desregulamentação e Privatização no Atendimento do Consumidor

Autores

  • Moises Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Novas regras, a desregulamentação e a privatização trouxeram novas condições de operação e de competição ao mercado de energia elétrica do Brasil. A justificativa que levou o governo a implementar essas decisões estratégicas foi a de que tal medida levaria certamente ao melhor atendimento do consumidor. Este seria certamente prejudicado pela incapacidade de as estatais proverem investimentos necessários ao fornecimento de eletricidade em termos de qualidade e de disponibilidade. Além disso, o novo modelo previa a competição no mercado de energia, o que também favoreceria o consumidor em relação a preços. O propósito deste trabalho é verificar o impacto dessas medidas e perspectivas em relação à satisfação dos consumidores e a competência das empresas privatizadas em atender aos requisitos para viabilizar essa pretensão. O estudo, de caráter exploratório, demonstra que tal não ocorreu e, por outro lado, revela o despreparo das empresas em se comportarem estrategicamente por meio de ações dirigidas à competitividade, revelando apenas preocupações de recuperação do investimento realizado na compra das empresas do governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moises Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2009-06-24

Como Citar

Zilber, M. A. (2009). Setor Elétrico do Brasil Impactos da Desregulamentação e Privatização no Atendimento do Consumidor. Revista De Economia Mackenzie, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/760

Edição

Seção

Artigos