Setor Elétrico do Brasil Impactos da Desregulamentação e Privatização no Atendimento do Consumidor

Autores/as

  • Moises Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

Novas regras, a desregulamentação e a privatização trouxeram novas condições de operação e de competição ao mercado de energia elétrica do Brasil. A justificativa que levou o governo a implementar essas decisões estratégicas foi a de que tal medida levaria certamente ao melhor atendimento do consumidor. Este seria certamente prejudicado pela incapacidade de as estatais proverem investimentos necessários ao fornecimento de eletricidade em termos de qualidade e de disponibilidade. Além disso, o novo modelo previa a competição no mercado de energia, o que também favoreceria o consumidor em relação a preços. O propósito deste trabalho é verificar o impacto dessas medidas e perspectivas em relação à satisfação dos consumidores e a competência das empresas privatizadas em atender aos requisitos para viabilizar essa pretensão. O estudo, de caráter exploratório, demonstra que tal não ocorreu e, por outro lado, revela o despreparo das empresas em se comportarem estrategicamente por meio de ações dirigidas à competitividade, revelando apenas preocupações de recuperação do investimento realizado na compra das empresas do governo.

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Biografía del autor/a

Moises Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2009-06-24

Cómo citar

Zilber, M. A. (2009). Setor Elétrico do Brasil Impactos da Desregulamentação e Privatização no Atendimento do Consumidor. Revista De Economia Mackenzie, 1(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/760

Número

Sección

Artigos