Setor Elétrico do Brasil Impactos da Desregulamentação e Privatização no Atendimento do Consumidor
Resumen
Novas regras, a desregulamentação e a privatização trouxeram novas condições de operação e de competição ao mercado de energia elétrica do Brasil. A justificativa que levou o governo a implementar essas decisões estratégicas foi a de que tal medida levaria certamente ao melhor atendimento do consumidor. Este seria certamente prejudicado pela incapacidade de as estatais proverem investimentos necessários ao fornecimento de eletricidade em termos de qualidade e de disponibilidade. Além disso, o novo modelo previa a competição no mercado de energia, o que também favoreceria o consumidor em relação a preços. O propósito deste trabalho é verificar o impacto dessas medidas e perspectivas em relação à satisfação dos consumidores e a competência das empresas privatizadas em atender aos requisitos para viabilizar essa pretensão. O estudo, de caráter exploratório, demonstra que tal não ocorreu e, por outro lado, revela o despreparo das empresas em se comportarem estrategicamente por meio de ações dirigidas à competitividade, revelando apenas preocupações de recuperação do investimento realizado na compra das empresas do governo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista de Economia Mackenzie pertenecen a los autores, los cuales otorgan a la Universidade Presbiteriana Mackenzie los derechos exclusivos para publicar el contenido. La reproducción total o parcial está prohibida sin la debida autorización del Comité Editorial, excepto cuando se haya autorizado previamente.