Crescimento Econômico e produção de Energias Renováveis: um breve estudo empírico

Autores

  • Murilo Montanari de Matos Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Neste artigo testam-se as seguintes hipóteses: (i) H1: O aumento do PIB tem impacto positivo sobre a produção de energia renovável e (ii) H2 O crescimento populacional, como proxie da demanda, tem impacto positivo sobre a produção de energia renovável. A fim de comprovar as hipóteses foi conduzido um estudo empírico com dados transversais e em painel. Como conclusão foi possível confirmar H1, contudo as estimações não foram estatisticamente significativas para confirmar H2. Como elemento adicional, foi possível comprovar estatisticamente que aumentos nos gastos de P&D levam ao aumento da produção de energias renováveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Montanari de Matos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), Mestre e Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente é pós-doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi Visiting Scholar na George Washington University e Professor Substituto na UFU. Tem pesquisa dedicada à economia neoshumpeteriana com trabalhos dedicados a dinâmica inovativa, competitiva e produção de conhecimento em setores específicos, principalmente a indústria farmacêutica.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

de Matos, M. M. (2020). Crescimento Econômico e produção de Energias Renováveis: um breve estudo empírico. Revista De Economia Mackenzie, 17(2), 12–26. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/12810

Edição

Seção

Artigos