Crescimento Econômico e produção de Energias Renováveis: um breve estudo empírico

Autores/as

  • Murilo Montanari de Matos Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Neste artigo testam-se as seguintes hipóteses: (i) H1: O aumento do PIB tem impacto positivo sobre a produção de energia renovável e (ii) H2 O crescimento populacional, como proxie da demanda, tem impacto positivo sobre a produção de energia renovável. A fim de comprovar as hipóteses foi conduzido um estudo empírico com dados transversais e em painel. Como conclusão foi possível confirmar H1, contudo as estimações não foram estatisticamente significativas para confirmar H2. Como elemento adicional, foi possível comprovar estatisticamente que aumentos nos gastos de P&D levam ao aumento da produção de energias renováveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Murilo Montanari de Matos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), Mestre e Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente é pós-doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi Visiting Scholar na George Washington University e Professor Substituto na UFU. Tem pesquisa dedicada à economia neoshumpeteriana com trabalhos dedicados a dinâmica inovativa, competitiva e produção de conhecimento em setores específicos, principalmente a indústria farmacêutica.

Publicado

2020-11-03

Cómo citar

de Matos, M. M. (2020). Crescimento Econômico e produção de Energias Renováveis: um breve estudo empírico. Revista De Economia Mackenzie, 17(2), 12–26. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/12810

Número

Sección

Artigos