A evolução da formação dos blocos econômicos: Uma abordagem da inserção dos produtos agroindustriais do Brasil no Mercosul e U.E
Résumé
O objetivo do trabalho consistiu em descrever a aplicação de barreiras tarifárias e não tarifárias por parte da União Européia perante as exportações brasileiras de produtos agroindustriais e também a aplicação do indicador de Péridy et al (1977) e de especialização setorial do Brasil no Mercosul. Do ano de 2007 a 2010, houve diminuição do processo de internacionalização e ingresso de produtos agroindustriais do Brasil na EU, segundo o indicador de Péridy et al (1977) , uma evidência do impacto das barreiras tarifárias e não tarifárias perante às exportações do Brasil. Um indicador de especialização setorial do Brasil com relação aos outros países do Mercosul foi aplicado, mostrando que os outros países do Mercosul possuem grau de especialização setorial com relação ao Brasil em grande parte dos setores da agroindústria, descartando o Mercosul como mercado opcional de exportações para o Brasil, porém, o trabalho conclui que o Mercosul poderia aumentar o poder de barganha do Brasil em negociações para fazer frente ao protecionismo europeu.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur des articles publiés dans Revista de Economia Mackenzie appartient aux auteurs, qui accordent à l'Universidade Presbiteriana Mackenzie les droits exclusifs de publier le contenu. La reproduction totale ou partielle est interdite sans l'autorisation préalable du comité éditorial, sauf autorisation préalable.Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.