A evolução da formação dos blocos econômicos: Uma abordagem da inserção dos produtos agroindustriais do Brasil no Mercosul e U.E
Resumen
O objetivo do trabalho consistiu em descrever a aplicação de barreiras tarifárias e não tarifárias por parte da União Européia perante as exportações brasileiras de produtos agroindustriais e também a aplicação do indicador de Péridy et al (1977) e de especialização setorial do Brasil no Mercosul. Do ano de 2007 a 2010, houve diminuição do processo de internacionalização e ingresso de produtos agroindustriais do Brasil na EU, segundo o indicador de Péridy et al (1977) , uma evidência do impacto das barreiras tarifárias e não tarifárias perante às exportações do Brasil. Um indicador de especialização setorial do Brasil com relação aos outros países do Mercosul foi aplicado, mostrando que os outros países do Mercosul possuem grau de especialização setorial com relação ao Brasil em grande parte dos setores da agroindústria, descartando o Mercosul como mercado opcional de exportações para o Brasil, porém, o trabalho conclui que o Mercosul poderia aumentar o poder de barganha do Brasil em negociações para fazer frente ao protecionismo europeu.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista de Economia Mackenzie pertenecen a los autores, los cuales otorgan a la Universidade Presbiteriana Mackenzie los derechos exclusivos para publicar el contenido. La reproducción total o parcial está prohibida sin la debida autorización del Comité Editorial, excepto cuando se haya autorizado previamente.