Sustentabilidade e Competitividade: O Papel das Empresas

Auteurs

  • Carlos Eduardo Frickmann Young Universidade Federal do Rio de Janeiro

Résumé

Este artigo visa mostrar que crescimento econômico e qualidade ambiental podem ser complementares em um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, ao contrário da visão tradicional, que sugere que políticas ambientais são entraves ao setor produtivo. Apesar de a relação entre crescimento e conservação ambiental ter sido, historicamente, caracterizada pelo antagonismo, estudos recentes sobre competitividade e regulação ambiental mostram que empresas podem lucrar com posturas “verdes”, em razão de ganhos de eficiência e de mercado, maior capacidade de captação de capital e redução na percepção de riscos. Mas essa relação virtuosa só será atingida se mecanismos adequados de regulação forem estabelecidos, abandonando a excessiva rigidez das atuais práticas de política ambiental e adotando instrumentos mais flexíveis que favoreçam a mudança de comportamento empresarial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Carlos Eduardo Frickmann Young, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor associado do Instituto de Economia e do Núcleo de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela UFRJ, pós-graduado em Políticas Públicas pelo Ilpes/Cepal, Santiago do Chile, e doutor em Economia pela University College London.

Téléchargements

Publiée

2009-06-26

Comment citer

Young, C. E. F. (2009). Sustentabilidade e Competitividade: O Papel das Empresas. Revista De Economia Mackenzie, 5(5). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/797

Numéro

Rubrique

Artigos