Análise custo benefício da substituição do diesel por gás natural veicular em ônibus na região metropolitana de São Paulo
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise custo-benefício ambiental de um hipotético projeto de conversão dos ônibus urbanos de diesel para gás natural veicular (GNV) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Para calcular os benefícios gerados pela melhoria na qualidade do ar na RMSP, técnicas de valoração de recursos ambientais foram usadas para estimar os benefícios sociais alcançados pela redução da concentração de material particulado (MP10). Os custos considerados foram os das conversões dos veículos de diesel para GNV. Os resultados alcançados mostram que os benefícios sociais do projeto são consideravelmente maiores que os custos de conversão, indicando que sua execução contribuiria significativamente para o bem estar da população afetada.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.