Análise custo benefício da substituição do diesel por gás natural veicular em ônibus na região metropolitana de São Paulo

Autores/as

  • Vivian Mac Knight UFRJ
  • Carlos Eduardo Frickmann Young UFRJ

Resumen

O presente artigo apresenta uma análise custo-benefício ambiental de um hipotético projeto de conversão dos ônibus urbanos de diesel para gás natural veicular (GNV) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Para calcular os benefícios gerados pela melhoria na qualidade do ar na RMSP, técnicas de valoração de recursos ambientais foram usadas para estimar os benefícios sociais alcançados pela redução da concentração de material particulado (MP10). Os custos considerados foram os das conversões dos veículos de diesel para GNV. Os resultados alcançados mostram que os benefícios sociais do projeto são consideravelmente maiores que os custos de conversão, indicando que sua execução contribuiria significativamente para o bem estar da população afetada.

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Biografía del autor/a

Vivian Mac Knight, UFRJ

Economista pela UFRJ, mestre em Planejamento Energético pela UFRJ. Desde 2006 atua como pesquisadora em economia dos recursos naturais nos grupos de pesquisa GEMA/IE/UFRJ e LIMA/COPPE/UFRJ

Carlos Eduardo Frickmann Young, UFRJ

Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA). - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia Industrial - Av. Pasteur 250 – Botafogo – CEP - 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ – Brasil – Tel.: (21) 3873-5237 .

Publicado

2010-09-21

Cómo citar

Knight, V. M., & Young, C. E. F. (2010). Análise custo benefício da substituição do diesel por gás natural veicular em ônibus na região metropolitana de São Paulo. Revista De Economia Mackenzie, 7(3). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/1432

Número

Sección

Artigos

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