Análise custo benefício da substituição do diesel por gás natural veicular em ônibus na região metropolitana de São Paulo

Authors

  • Vivian Mac Knight UFRJ
  • Carlos Eduardo Frickmann Young UFRJ

Abstract

O presente artigo apresenta uma análise custo-benefício ambiental de um hipotético projeto de conversão dos ônibus urbanos de diesel para gás natural veicular (GNV) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Para calcular os benefícios gerados pela melhoria na qualidade do ar na RMSP, técnicas de valoração de recursos ambientais foram usadas para estimar os benefícios sociais alcançados pela redução da concentração de material particulado (MP10). Os custos considerados foram os das conversões dos veículos de diesel para GNV. Os resultados alcançados mostram que os benefícios sociais do projeto são consideravelmente maiores que os custos de conversão, indicando que sua execução contribuiria significativamente para o bem estar da população afetada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vivian Mac Knight, UFRJ

Economista pela UFRJ, mestre em Planejamento Energético pela UFRJ. Desde 2006 atua como pesquisadora em economia dos recursos naturais nos grupos de pesquisa GEMA/IE/UFRJ e LIMA/COPPE/UFRJ

Carlos Eduardo Frickmann Young, UFRJ

Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA). - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia Industrial - Av. Pasteur 250 – Botafogo – CEP - 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ – Brasil – Tel.: (21) 3873-5237 .

Published

2010-09-21

How to Cite

Knight, V. M., & Young, C. E. F. (2010). Análise custo benefício da substituição do diesel por gás natural veicular em ônibus na região metropolitana de São Paulo. Revista De Economia Mackenzie, 7(3). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/1432

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)