Determinantes Macroeconômicos da Popularidade do Presidente da República: uma Análise sob a Ótica dos Ciclos Políticos Eleitorais (2003-2010)

Auteurs

  • Pedro Raffy Vartanian Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Raphael Almeida Videira Universidade Presbiteriana Mackenzie e PUC-SP

Résumé

Este trabalho busca analisar a relação entre a popularidade do presidente e algumas variáveis macroeconômicas, sob a ótica da teoria de ciclos políticos eleitorais. A escolha das variáveis macroeconômicas foi baseada em alguns trabalhos existentes na literatura econômica, tais como: Harrison e Marsh (1998) (para a taxa de juros), Carlsen (2000) (para a taxa de desemprego) e Chang, Ying e Hsieh (2009) (para o crescimento do PIB). A análise realizada neste trabalho concentra-se na utilização da metodologia VAR e compreende o período entre 2003 e 2010. Os resultados encontrados sugerem adequação com a literatura econômica para as variáveis de taxa de desemprego (relação negativa com a popularidade, tal como visto em Carlson (2000)) e para o crescimento do produto (relação positiva com a popularidade, tal como visto em Chang, Ying e Hsieh (2009)). Já para a variável de taxa de juros, a relação é negativa com a popularidade e este é um resultado distinto do encontrado em Harrison e Marsh (1998), quando os autores não encontraram evidências a esse respeito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Pedro Raffy Vartanian, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Raphael Almeida Videira, Universidade Presbiteriana Mackenzie e PUC-SP

Professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Téléchargements

Publiée

2012-03-22

Comment citer

Vartanian, P. R., & Videira, R. A. (2012). Determinantes Macroeconômicos da Popularidade do Presidente da República: uma Análise sob a Ótica dos Ciclos Políticos Eleitorais (2003-2010). Revista De Economia Mackenzie, 9(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/3700

Numéro

Rubrique

Artigos