Determinantes Macroeconômicos da Popularidade do Presidente da República: uma Análise sob a Ótica dos Ciclos Políticos Eleitorais (2003-2010)
Abstract
Este trabalho busca analisar a relação entre a popularidade do presidente e algumas variáveis macroeconômicas, sob a ótica da teoria de ciclos políticos eleitorais. A escolha das variáveis macroeconômicas foi baseada em alguns trabalhos existentes na literatura econômica, tais como: Harrison e Marsh (1998) (para a taxa de juros), Carlsen (2000) (para a taxa de desemprego) e Chang, Ying e Hsieh (2009) (para o crescimento do PIB). A análise realizada neste trabalho concentra-se na utilização da metodologia VAR e compreende o período entre 2003 e 2010. Os resultados encontrados sugerem adequação com a literatura econômica para as variáveis de taxa de desemprego (relação negativa com a popularidade, tal como visto em Carlson (2000)) e para o crescimento do produto (relação positiva com a popularidade, tal como visto em Chang, Ying e Hsieh (2009)). Já para a variável de taxa de juros, a relação é negativa com a popularidade e este é um resultado distinto do encontrado em Harrison e Marsh (1998), quando os autores não encontraram evidências a esse respeito.Downloads
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Published
2012-03-22
How to Cite
Vartanian, P. R., & Videira, R. A. (2012). Determinantes Macroeconômicos da Popularidade do Presidente da República: uma Análise sob a Ótica dos Ciclos Políticos Eleitorais (2003-2010). Revista De Economia Mackenzie, 9(2). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/3700
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Artigos
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