Mercado de Cigarros no Brasil: Uma Simulação Utilizando Teoria dos Jogos

Auteurs

  • Mario Antônio Margarido Pezco Economics
  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Daniel Komesu Pezco Economics

Mots-clés :

Decisões estratégicas, Consumo de cigarros, Política tributária, Contrabando, Elasticidade-preço

Résumé

Este estudo aplica a Teoria dos Jogos para analisar o impacto da política tributária sobre o mercado de cigarros no Brasil, considerando a interação entre o Governo e os contrabandistas. Utilizando um modelo de jogo sequencial, a pesquisa demonstra que a atual política de aumento da carga tributária sobre o cigarro, sem levar em conta a dinâmica do mercado ilícito, resulta em efeitos adversos. Entre esses efeitos estão a redução da produção e demanda de cigarros lícitos, a diminuição da arrecadação tributária e o aumento da criminalidade associada ao contrabando de cigarros. Os resultados indicam que o aumento da tributação incentiva a migração dos consumidores para o mercado ilícito, onde os preços são mais baixos devido à ausência de impostos similares aos legalmente produzidos no Brasil. Essa migração não apenas reduz a eficácia das políticas de saúde pública, mas também fortalece as organizações criminosas que operam no contrabando de cigarros.

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Bibliographies de l'auteur

Mario Antônio Margarido, Pezco Economics

Pós Doutor em Economia (EESP/FGV), Doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP), Mestre em Economia de Empresas (EAESP/FGV), Economista (FEA/USP). Senior Partner e Líder de Econometria da Pezco Economics. Pesquisador do PSP Hub

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós Doutor em Economia (EESP/FGV), Dr. em Economia Aplicada (ESALQ/USP), Mestre em Economia Agrária (ESALQ/USP), Economista (UFMG). Professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Toledo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2019/2023).

Références

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Publiée

2025-12-03

Comment citer

Margarido, M. A., Shikida, P. F. A., & Komesu, D. (2025). Mercado de Cigarros no Brasil: Uma Simulação Utilizando Teoria dos Jogos. Revista De Economia Mackenzie, 22(2), 155–177. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/17820

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