Desenvolvimento Local e Autonomia Financeira dos Municípios

Auteurs

  • Angela Moulin S. Penalva Santos Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Résumé

Este artigo visa analisar a capacidade de financiamento dos municípios fluminenses em contexto de descentralização das políticas públicas. A descentralização é entendida como uma das estratégias da reforma do Estado, ajustando-o ao contexto de redemocratização das estruturas de poder, mas também à globalização dos mercados e de crise fiscal na década de 1980. No Brasil, a descentralização tomou impulso com a Constituição de 1988, quando o município passou a ser considerado “ente federativo”. Mas uma das condições necessárias, ainda que insuficiente, para que o fortalecimento dos governos locais tenha sucesso, é que esse ente desfrute de crescente autonomia financeira, permitindo-lhe financiar investimentos de interesse local. O estudo realizado concluiu que não tem havido aumento dos nvestimentos municipais, exceto no caso daqueles municípios que recebem receitas petrolíferas. Aponta, ademais, para o crescente comprometimento das receitas municipais com as políticas sociais, sobretudo a de saúde.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Angela Moulin S. Penalva Santos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-Graduação em Economia e em Direito da Cidade, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Téléchargements

Publiée

2009-11-25

Comment citer

Santos, A. M. S. P. (2009). Desenvolvimento Local e Autonomia Financeira dos Municípios. Revista De Economia Mackenzie, 7(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/1646

Numéro

Rubrique

Artigos