EDUCAÇÃO E EMPREGO: O IMPACTO DA ESCOLARIDADE NA PARTICIPAÇÃO DOS SETORES SELECIONADOS DO MERCADO DE TRABALHO POTIGUAR
Mots-clés :
Economia, Educação, Mercado de trabalho, Regressão logística, SaláriosRésumé
Este estudo investiga o impacto da educação na participação dos setores da atividade no mercado de trabalho do Rio Grande do Norte. A estratégia econométrica utilizada foi o modelo de regressão logística utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD). A hipótese testada é que indivíduos com mais escolaridade tendem a ocupar empregos com melhor remuneração e condições de trabalho. Os dados estatísticos evidenciaram preliminarmente um aumento de indivíduos com ensino médio e superior na população potiguar nos últimos anos. As estimações do modelo de regressão Logit mostraram que o aumento da escolaridade tem efeitos positivos na participação no mercado de trabalho. No entanto, apresentou efeitos assimétricos nas chances de participação dos setores da atividade econômica potiguar, ou seja, nos setores com melhor remuneração o efeito da educação é positivo e nos setores com remunerações mais baixas e com piores condições de trabalho, o efeito foi negativo
Téléchargements
Références
Barros, R. P. D., & Mendonça, R. (1997). Investimentos em educação e desenvolvimento econômico.
Camargo, J. M., & Almeida, H. (1994). Human capital investment and poverty (No. 319). Texto para discussão.
Cirino, J. F. (2008). Participação feminina e rendimento no Mercado de trabalho: análise de decomposição para o Brasil e as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador. 188f (Doctoral dissertation, Tese (Doutorado em Economia Aplicada), PhD thesis, Departamento de Economia Rural, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais).
da Cunha, D. A., de Araújo, A. A., & de Lima, J. E. (2011). Determinantes do desemprego e inatividade de jovens no Brasil metropolitano. Revista de Economia e Agronegócio, 9(3).
Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2014). Métodos Quantitativos com Stata: Procedimentos, Rotinase Análise de Resultados (Vol. 1). Elsevier Brasil.
Menezes-Filho, N. A. (2001). A evolução da educação no Brasil e seu impacto no mercado de trabalho. Instituto Futuro Brasil, 43.
Guimarães, P. W., & dos Santos, C. M. (2010). Determinantes da ocupação no mercado de trabalho de maridos e esposas. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 6(2).
Holanda, B. (2017). Variáveis Binárias em R (No. 010). Nepec-Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás-FACE.
Lam, D., & Levison, D. (1991). Declining inequality in schooling in Brazil and its effects on inequality in earnings. Journal of Development Economics, 37(1-2), 199-225.
Leal, C. I. S., & Werlang, S. R. D. C. (1991). Retornos em educação no Brasil: 1976/89.
Menezes-Filho, N. A. (2001). A evolução da educação no Brasil e seu impacto no mercado de trabalho. Instituto Futuro Brasil, 43.
OLIVEIRA, V., & Carvalho, J. R. (2006). Salário de reserva e duração o desemprego no Brasil: uma análise com dados da pesquisa de padrão de vida do IBGE. Fortaleza: LEP/CAEN.
PNAD, I. (2015). Pesquisa nacional por amostra de domicílios. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2015/microdados.shtm >. Acesso em: 15 out. 2018 .
SCHULTZ, T. (1967). O valor econômico da educação. Traduzido por PS Werneck.
Segnini, L. R. P. (2000). Educação e trabalho: uma relação tão necessária quanto insuficiente. São Paulo em perspectiva, 14(2), 72-81.
Soares, R. R., & Gonzaga, G. (1999). Determinação de salários no Brasil: dualidade ou não-linearidade no retorno à educação?. Brazilian Review of Econometrics, 19(2), 367-404.
Soares, S., & Izaki, R. S. (2002). A participação feminina no mercado de trabalho.
Souza, J. (2008). Educação e qualificação profissional como determinantes de inserção no mercado de trabalho brasileiro. ENCONTRO REGIONAL DE ECONOMIA ANPEC SUL, XI.
SULEMAN, F. (2007). O valor das competências. Um estudo aplicado ao sector bancário. Editora Livros Horizonte, Lisboa, Portugal.
Ugá, V. D. (2004). A categoria" pobreza" nas formulações de política social do Banco Mundial. Revista de sociologia e política, (23), 55-62.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur des articles publiés dans Revista de Economia Mackenzie appartient aux auteurs, qui accordent à l'Universidade Presbiteriana Mackenzie les droits exclusifs de publier le contenu. La reproduction totale ou partielle est interdite sans l'autorisation préalable du comité éditorial, sauf autorisation préalable.Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.