Barreiras e Facilitadores à Inovação: O Caso Nutrimental S/A

Autores/as

  • Sonia Regina Hierro Parolin Senai/ Sesi
  • Eduardo Vasconcellos Universidade de São Paulo
  • João Alberto Bordignon Nutrimental

Resumen

O artigo consistiu na aplicação de modelo de avaliação de Barreiras e Facilitadores à Inovação (BFI), aplicado a 48 gestores da Nutrimental S/A, e na análise das suas implicações positivas e negativas na competitividade alcançada pela empresa. As variáveis estudadas foram: a) definição da estratégia; b) recursos humanos e comportamento; e c) gestão tecnológica. De natureza exploratóriadescritiva, com coleta de dados qualitativos, o caso permitiu levantar as barreiras e facilitadores à inovação após

 

breakthrough organization gerado com “crise da merenda” no mercado institucional (na década de 1990). Como resultado da aprendizagem obtida, a empresa realizou a reestruturação intraorganizacional, reposicionou-se com inovações em produtos, gerou maior valor aos stakeholders envolvidos e maior aproveitamento da criatividade dos colaboradores voltada às inovações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sonia Regina Hierro Parolin, Senai/ Sesi

Doutoranda em Administração pela Universidade São Paulo (USP), mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Artes. Gerente do Programa Inova Senai/ Sesi/Iel vinculado ao Sistema FIEP/PR, que atua na área de criatividade, empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual junto ao meio educacional e empresarial. Professora de Criatividade em cursos de pós-graduação. Professora de Recursos Humanos do curso de graduação em Administração da Unibrasil/PR.

Eduardo Vasconcellos, Universidade de São Paulo

Administrador pela Universidade São Paulo (USP), mestre em Administração pela Vanderbilt University (EUA) e doutor em Administração pela USP. Professor titular da FEA-USP. Membro do Conselho Editorial da R&D Management e RAUSP Consultor da ONU na área de gestão tecnológica. Presidente do Conselho Curador da Fundação Instituto de Administração (FIA), Palestrista do MBA da Youngstown University (EUA) e pesquisador visitante da Northwestern University (EUA). Membro da diretoria da International Association for the Management of Technology (IAMOT). Foi diretor da FEA-USP, presidente da ALTEC e da ANPAD.

João Alberto Bordignon, Nutrimental

João Alberto Bordignon

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Paraná. Foi gerente técnico, diretor técnico e diretor de

 

tecnologia da Nutrimental S.A., onde hoje ocupa o cargo de patrocinador executivo. Suas responsabilidades incluem a área de Tecnologia, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos. Desde 1997 coordena as ações de desenvolvimento organizacional, usando a Investigação Apreciativa. Exerceu também, por mais de dez anos, o cargo de presidente do International Life Sciences Institute do Brasil.

Publicado

2009-06-26

Cómo citar

Hierro Parolin, S. R., Vasconcellos, E., & Bordignon, J. A. (2009). Barreiras e Facilitadores à Inovação: O Caso Nutrimental S/A. Revista De Economia Mackenzie, 4(4). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/787

Número

Sección

Artigos