Macroeconomia aberta e estabilidade econômica sob enfoque da teoria de portfólio

Autores/as

  • Roseli da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

O objetivo deste artigo é reconstituir o caminho dos desenvolvimentos teóricos para a análise da economia aberta, no curto prazo, à luz da teoria de portfólio, em paralelo aos fatos históricos relevantes. Assim, resgatam-se os argumentos teóricos em torno da relação instrumento–objetivo em política econômica, que depende das escolhas entre os regimes monetário e cambial. O modelo aqui elaborado possui a vantagem de não apresentar impactos de primeira ordem da política econômica dependentes da hipótese sobre o grau de mobilidade de capitais, já que no enfoque de equilíbrio geral da teoria de portfólio as inclinações relativas entre as curvas de equilíbrio nos estoques do m e rcado monetário e de títulos externos são definidas pelas condições de substitutibilidade bruta entre os ativos disponíveis ao público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roseli da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Teoria Econômica pelo IPE/USP. Professora de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Pesquisadora dos Núcleos de Pesquisa em Qualidade de Vida (NPQV) e de Avaliação de Conjuntura Econômica (NACE) da UPM.

Publicado

2009-06-25

Cómo citar

da Silva, R. (2009). Macroeconomia aberta e estabilidade econômica sob enfoque da teoria de portfólio. Revista De Economia Mackenzie, 2(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/767

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a