Investimento Direto Estrangeiro e Balanço de Pagamentos, no Brasil: 1994 a 2008

Autores

  • Douglas Alcantara Alencar Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Pará. Doutor em Economia pelo programa de pós-graduação do CEDEPLAR/UFMG com período de estágio no exterior na University of Leeds (Reino Unido).
  • Eduardo Strachman Professor Adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Resumo

Autores, entre eles Kregel (1996) e Laplane e Sarti (2002) passaram a questionar se o fluxo de IDE pode ser um limitador ao crescimento econômico, a partir de uma análise do Balanço de Pagamentos. Ou seja, caso fosse estancado o fluxo de IDE e mantida a saída de capital proviniente deste IDE em períodos anteriores, poderia haver uma restrição ao crescimento, a partir do setor externo. O objetivo desse trabalho é identificar se há relação entre o investimento direto estrangeiro (IDE) e o crescimento de longo prazo, no período entre 1994 e 2008. Fez-se um levantamento das teorias acerca do tema, com uma modificação na abordagem proposta por Lima e Carvalho (2009). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Alencar, D. A., & Strachman, E. (2017). Investimento Direto Estrangeiro e Balanço de Pagamentos, no Brasil: 1994 a 2008. Revista De Economia Mackenzie, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/8982

Edição

Seção

Artigos