O uso de derivativos cambiais na proteção contra exposição ao risco da taxa de câmbio

Autores

  • Alexandre Aragão Pinto dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • André Fernandes Lima Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O advento da crise internacional em 2008 mostrou não só a fragilidade o sistema financeiro mundial e sua falta de regulação, mas também como o uso indiscriminado de derivativos pode elevar o risco financeiro de grandes empresas, nacionais e multinacionais. Tais instrumentos foram considerados um dos vilões da crise atual. O presente trabalho visa mostrar como o seu uso pode preservar a saúde financeira de empresas. O foco se dá em derivativos cambiais, por serem bastante utilizados por empresas que atuam internacionalmente. Analisamos os principais instrumentos, suas utilidades, benefícios e como podem afetar o valor da empresa que os utilizam, tanto de forma apropriada, ou seja, para proteção, de modo a manter saudável todo o fluxo operacional e financeiro da empresa, bem como exemplos de empresas que os utilizaram com fins especulativos, sem atingir, todavia, os resultados esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Aragão Pinto dos Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Analista de sistemas sênior na área de riscos, possui interesse em pesquisa nas áreas de Economia e derivativos financeiros.

André Fernandes Lima, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Ciências Econômicas, pós-graduação em Economia Aplicada à Adm. e Finanças pela EAESP-FGV/SP, mestrado e doutorado em Administração de Empresas, linha de Finanças, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo experiência na área de Finanças Corporativas, atuando principalmente nos seguintes temas: derivativos cambiais, geração de valor para o acionista, Mercado Financeiro, BNDES e project finance.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-01-22

Como Citar

Santos, A. A. P. dos, & Lima, A. F. (2013). O uso de derivativos cambiais na proteção contra exposição ao risco da taxa de câmbio. Revista De Economia Mackenzie, 10(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/4423

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)