O Processo de Concentração Bancária no Brasil de 1995 a 2005: Uma Comparação Internacional

Autores

  • André Fernandes Lima Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luanda Maria de Fátima Carvalho

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar a tendência de concentração do sistema financeiro brasileiro no período de 1995 a 2005, traçando uma trajetória desde as mudanças estruturais ocorridas após os anos 1950 até o último ano analisado. É realizada uma análise das causas e consequências dessas mudanças para o sistema financeiro nacional, bem como a verificação da concentração deste sistema através de cálculos de índices de concentração. A conclusão obtida é que, apesar da forte tendência de concentração do sistema e da alta participação de grandes grupos  econômicos que o compõem, ele ainda não se encontra concentrado segundo os cálculos adotados. Além disso, realiza-se uma breve comparação do sistema financeiro brasileiro com o sistema financeiro mundial, constatando-se que a tendência de concentração não é um processo unicamente brasileiro, mas sim uma tendência mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Fernandes Lima, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Graduado em Economia pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco Professor de Economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Luanda Maria de Fátima Carvalho

Graduada em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Downloads

Publicado

2009-05-15

Como Citar

Lima, A. F., & Carvalho, L. M. de F. (2009). O Processo de Concentração Bancária no Brasil de 1995 a 2005: Uma Comparação Internacional. Revista De Economia Mackenzie, 7(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/514

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)