"Estou morta, mas bem"
A frantumaglia e os lucciole
Palavras-chave:
Escrita, Frantumaglia, LuccioleResumo
Frantumaglia é uma palavra do dialeto napolitano, apresentada por Elena Ferrante (2017) em seu livro de título homônimo. Segundo ela, é a palavra que sua mãe usava para descrever a confusão mental que, vez ou outra, a atingia. Para Ferrante, a palavra ecoa a perda, a instabilidade e os detritos. Em sua obra, a autora fala sobre como a frantumaglia se impunha a ela, lançando-a para a escrita. A partir dessa noção, este texto propõe um diálogo entre a frantumaglia e a imagem dos lucciole (vaga-lumes), conceito de Georges Didi-Huberman presente em Sobrevivência dos vaga-lumes (2011), para investigar como ambas as ideias iluminam o papel da escrita como possibilidade de vida diante do caos e da fragmentação.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de História”. In:______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. Disponível em: <https://cultureinjection.wordpress.com/wp-content/uploads/2021/04/deleuze-a-literatura-e-a-vida.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2025.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. [ebook]
FERRANTE, Elena. A filha perdida. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2016.
FERRANTE, Elena. As margens e o ditado: sobre os prazeres de ler e escrever. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2023. [ebook]
FERRANTE, Elena. Frantumaglia: os caminhos de uma escritora. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017a.
FERRANTE, Elena. Um amor incômodo. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017b.
LUCHETA, Rodrigo. O Abecedário de Gilles Deleuze | Transcrição Completa. Disponível em: <https://machinedeleuze.wordpress.com/2021/06/07/o-abecedario-de-gilles-deleuze-transcricao-completa/>. Acesso em: 11 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduarda Duarte Pena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








