A forma dupla de "Maria Maria"
Palavras-chave:
Maria Maria, Milton Nascimento, Semiótica da CançãoResumo
Propõe-se uma análise de “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, canção que parece sobrelevar-se no repertório da turma de músicos e cancionistas mineiros conhecidos como Clube da Esquina. Almeja-se explicitar, por meio do exame das relações entre melodia e letra, as condições semióticas que fundamentam o engajamento generalizado dos ouvintes com as possibilidades significantes em jogo no texto.
Downloads
Referências
DINIZ, S. C. Clube da Esquina versus Tropicalismo: conflitos simbólicos na MPB. ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 37, p. 129-145, 2018.
GARCIA, L. H. Coisas que ficaram muito tempo por dizer: o Clube da Esquina como formação cultural. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
GUIMARÃES, S. A. H. “Maria Maria”: o percurso co(n)textual de uma recategorização pela via ressignificada da teoria. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 1015-1058, 2020.
MENEZES JÚNIOR, C. R. F. de. Os elementos composicionais do Clube da Esquina como alimentadores de processos criativos de arranjos vocais de canções populares brasileiras. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
NUNES, T. G. A. A sonoridade específica do Clube da Esquina. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
OLIVEIRA, R. F. de. Mil Tons de Minas. Milton Nascimento e o Clube da Esquina: cultura, resistência e mineiridade na música popular brasileira. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
SILVA, K. Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
TATIT, L. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2002.
TATIT, L. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.