O insólito ficcional e o duplo em o Sono, de Haruki Murakami

Autores

  • Léa Persicano Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Insólito; Sono; Duplo.

Resumo

Neste artigo, de início, contextualizamos os estudos do fantástico, com uma síntese sobre o viés do gênero e o do modo, fundamentados em Marisa Martins Gama-Khalil (2013). Na sequência, analisamos a narrativa Sono, de Haruki Murakami, pela perspectiva do fantástico enquanto modo discursivo, embasados em Remo Ceserani (2006) e Irène Bessière (1974). Utilizamos uma metodologia descritivo-analítica, objetivando destacar, analisar e compreender procedimentos narrativos e temas do fantástico na narrativa em foco, dentre os quais se evidencia o duplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léa Persicano, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada, especialista e mestre em Letras pela UFG/Campus Catalão, com ênfase na Análise do Discurso. Experiência em docência das séries iniciais ao ensino superior, revisora de textos. Doutoranda em Estudos Literários pela UFU, na área de estudos do fantástico e membro do GPEA (UFU/CNPq).

Referências

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1988.
BESSIÈRE, I. Le récit fantastique. La poétique de l’incertaine. Paris: Larousse, 1974.
CESERANI, R. Procedimentos formais e sistemas temáticos do fantástico. In: CESERANI, R. O fantástico. Curitiba: Ed. UFPR, 2006. p. 67-88.
FRANÇA, J. Apresentação: O insólito e seu duplo. In: GARCÍA, F.; MOTTA, M. A. (Org.). O insólito e seu duplo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. p. 7-14.
GAMA-KHALIL, M. M. A Literatura Fantástica: Gênero ou Modo? Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Literários, v. 26, p. 18-31, dez. 2013.
GAMA-KHALIL, M. M. O discurso e a diegese do Fantástico: o plus ultra da singularização. In: SANTOS, L. A.; GABRIEL, M. A. R.; DANTAS, M. B. S. (Orgs.). Reflexões sobre o insólito ficcional. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. p. 11-23.
FOUCAULT, M. Outros espaços. In: FOUCAULT, M. Ditos & Escritos III - Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Organização de Manoel Barros da Motta. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 411-422.
FOUCAULT, M. História da loucura: na idade clássica. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
KAWANAMI, S. A importância da mulher na sociedade japonesa, 2014. Disponível em: <https://www.japaoemfoco.com/a-importancia-da-mulher-na-sociedade-japonesa/>. Acesso em: 7 jan. 2021.
MURAKAMI, Haruki. Sono. Ilustrações de Kat Menschick. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
REIS, Carlos. Dicionário de estudos narrativos. Coimbra, Portugal: Almedina, 2018.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Persicano, L. (2021). O insólito ficcional e o duplo em o Sono, de Haruki Murakami. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 21(1), 38–57. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/14265